Argentina, Del Valle: Escola agrícola salesiana vai produzir energia a partir do seu próprio lixo

O biodigestor é capaz de produzir energia a partir do lixo da produção agrícola, avícola, suína e do soro de leite produzido dentro do estabelecimento.

A Escola Agrícola Salesiana “Carlos M. Casares”, situada na zona rural de Del Valle, pertencente à região “25 de Mayo” de Buenos Aires, Argentina, vai inaugurar um biodigestor capaz de produzir energia a partir do lixo da produção agrícola, avícola, suína e do soro de leite, elementos disponíveis no interior do próprio estabelecimento pelas atividades que ali são realizadas.

A escola agrícola salesiana oferece uma ampla proposta educativa nas áreas das atividades rurais, com diversos cursos de produção agrícola, de criação de animais e industrial. Na escola há produção de queijos, criação de porcos, marcenaria, inseminação artificial dos animais entre outras atividades que geram grande quantidade de resíduos que não eram utilizados. “Acreditamos que este modelo pode ser a tecnologia que resolve problemas ambientais tanto em termos de energia limpa, como pela necessidade de eliminar os resíduos”, disse Darío Perera, diretor da escola.

O biodigestor será utilizado para gerar gás com o objetivo de fornecer água quente e aquecimento aos ambientes escolares, que acolhem 300 alunos de segunda a sexta-feira. “Não temos uma avaliação exata da economia que faremos com o biodigestor, mas aumentaremos aos poucos a produção de gás”, afirmou o responsável.

O investimento económico nesta tecnologia é muito elevado para uma escola com recursos limitados e teve o apoio dos Salesianos da Alemanha no financiamento do projeto.

Artigos Relacionados