Apresentado o cartaz do lema do Reitor-Mor para 2017

Cartaz do lema do Reitor-Mor foi criado pelo artista Mauro Borgatello.

Foi apresentado o cartaz do lema do Reitor-Mor para 2017, desenvolvido pelo ilustrador Mauro Borgatello e que procura representar as várias facetas e momentos da Família “que nasce a partir da custódia da vida desde a sua conceção; a família que é a Igreja; a família que se cria em cada pátio salesiano”.

O cartaz do lema é um subsídio que visa apresentar, com a força da imagem, a mensagem que o Reitor-Mor confia anualmente à Família Salesiana. Em sintonia com a reflexão que o Papa Francisco propôs a toda a Igreja, o P. Ángel Fernández Artime convida toda a Família Salesiana a refletir sobre a Família com o seguinte lema: “Somos Família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor”.

“O ponto de partida que conduziu a minha mão – explicou o autor do cartaz – está todo contido nessa frase: simples e eficaz. A escola é um desafio: incita-nos a melhorar e forma-nos para a vida futura. É lugar de agregação e também de formação. A Família é, além disso, terreno de encontro: só existe verdadeiramente se houver acolhimento, respeito e força para superar as dificuldades. Abraça pessoas de idades diferentes, usos e costumes heterogéneos, também de países distantes. Dor, deficiências, culturas…: a Família é diversidade que se faz união de almas; é busca de enriquecimentos por entre diferenças; é descobrir-se mais completos e felizes se caminharmos juntos”.

Embora não seja uma manifestação exclusivamente salesiana, A Família permanece uma dimensão fundamental dos ambientes e das experiências dos que se inspiram em Dom Bosco, cujo perfil se desenha em segundo plano no cartaz.

O autor do cartaz, aprovado pelo Reitor-Mor, é o ilustrador e animador multimédia Mauro Borgarello, profissional desde 1995 e que já colaborou com diferentes editoras e produtoras audiovisuais. Atraído pela versatilidade dos novos media, este premiado artista utiliza o desenho como suporte à veiculação de conceitos. Desde 2000 colabora com as Missões Dom Bosco em Valdocco, Turim, realizando projetos editoriais e de comunicação.

Artigos Relacionados