Apresentação do Lema do Reitor-Mor à Família Salesiana “online”

No dia 23 de janeiro, pela primeira vez nos últimos anos, não rumámos ao Santuário de Fátima para a Apresentação do Lema do Reitor-Mor. Devido aos tempos que atravessamos, o encontro que junta toda a Família Salesiana realizou-se na plataforma “Zoom” com ligação em direto para o Youtube e o Facebook dos Salesianos.

Com o Lema Movidos pela esperança: «Eis que faço novas todas as coisas» (Ap. 21,5), o encontro contou com a reflexão do Pe. Gildásio Santos, sdb, Conselheiro-Geral para a Comunicação Social dos Salesianos, que deixou palavras de esperança aos presentes.

O Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos; a Irmã Rosa Cândida Gomes, Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora; o Pe. Álvaro Lago, Delegado da Pastoral Juvenil; e o Pe. João Chaves, Diretor dos Salesianos de Lisboa, foram intervenientes desta apresentação, deixando uma mensagem aos jovens nestes tempos mais complicados. A mensagem de esperança incluída no Lema deste ano, defenderam, ajudará os jovens a caminhar nestes novos tempos e os educadores a serem reflexo de Deus na vida de cada um.

Outro momento de destaque foi a partilha do professor Ricardo Moniz, da Sportbosco dos Salesianos de Manique, que partilhou com quem assistia a sua experiência e o seu testemunho como educador salesiano sobre a importância daquele ambiente para tantos jovens.

Para melhor vivência deste momento, a manhã comportou uma logística especial para quem estava em casa a assistir. A equipa de comunicação e imagem da Fundação Salesianos fez a gestão da sala de videoconferência e transmissão para o Youtube e para o Facebook em três lugares distintos. Com apresentação de Ricardo Dias e de Carlota Lobo, da Pastoral Juvenil de Lisboa, o encontrou teve a presença dos vários jovens que participavam na Assembleia do Movimento Juvenil Salesiano.

Leia também  Acreditamos em vós, queridos jovens

O evento teve ainda a participação do Musicentro dos Salesianos de Lisboa, que apresentou duas peças musicais que alegraram o momento.

Artigos Relacionados