Aprendizagem e partilha marcam Assembleia do Movimento Juvenil

Decorreu entre 20 e 22 de novembro a assembleia anual do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) da Europa e do Médio Oriente.

Portugal esteve representado por dois jovens do Conselho Nacional do MJS e pela Ir. Linda Vieira, fma. Este ano, devido à pandemia, a Assembleia realizou-se através da plataforma “Zoom”, no entanto, isso não nos impediu de vivermos grandes momentos de aprendizagem e partilha. Começámos por ouvir as boas-vindas e  palavras de confiança dos dois conselheiros mundiais da Pastoral Juvenil, o Pe. Miguel Angel Garcia, sdb, recém-nomeado, e da Irmã Runita Borja, fma. Ao longo do dia, foram abordados temas como a importância da diversidade étnica no seio do MJS, reunimos em pequenos grupos com o objetivo de nos conhecermos melhor e partilharmos experiências e boas práticas. Ouvimos três testemunhos de jovens sobre o impacto da pandemia nas suas vidas e a adaptação que fizeram.

Na manhã de sábado tivemos um momento formativo, aberto a todos os membros do SYM, com a Dr.ª Marlene Cauchi, Psicóloga e Professora na universidade de Malta. Oportuna e envolvente, a apresentação focou quatro pilares muito importantes nos dias de hoje: crise, conexão, comunhão e compromisso. Esta segunda sessão terminou com a partilha de atividades e iniciativas que os jovens desenvolveram durante este período de pandemia. Por fim, na terceira e última parte, foi abordada a preparação do “Confronto 2021”, que deverá realizar-se no próximo verão.

A Assembleia Europeia terminou com uma foto em grupo e com a “boa noite” da Irmã Runita. Foi muito gratificante perceber que, mesmo com a situação da pandemia, a vontade de participar num evento como este nunca foi abalada e contou com o entusiasmo e participação de uma plateia tão rica e com tanta paixão.

Leia também  Celebrações pascais nas paróquias salesianas

Publicado no Boletim Salesiano n.º 584 de Janeiro/Fevereiro de 2021

Artigos Relacionados