Entre os dias 30 de junho e 4 de julho decorreram, em Mogofores, os Encontros com Dom Bosco – Especial Verão. Vários jovens das diferentes casas salesianas foram desafiados a participar neste encontro, numa semana em que se aprendeu e descobriu muita coisa.
Num clima familiar, comunitário e descontraído, de oração e de partilha, o encontro proporcionou momentos informais e formais de oração, desenvolvimento vocacional e profundidade espiritual a jovens ligados aos ambientes salesianos.
Os Encontros com Dom Bosco (ECDB) são um projeto de animação vocacional dos Salesianos de Portugal dirigido a membros do Movimento Juvenil Salesiano, grupos de acólitos, animadores, escuteiros, membros de coros, catequese, grupos ADS – Amigos de Domingos Sávio, Clube Bosco, alunos de E.M.R.C. e outros, que são sensíveis ao tema vocacional. Este ano, em linha com a celebração jubilar, os temas abordados centraram-se na esperança.
Para o jovem de Setúbal, José Lobo, foi mesmo a escolha dos temas o elemento que mais o agradou na atividade. “Uma das coisas mais importantes deste encontro foram os temas abordados: a esperança e o estudo e a partilha da reflexão dos Evangelhos”, refere. “Sinto que, com estes temas, desenvolvi um conhecimento sobre as virtudes teologais, da palavra de Deus e sobre o meu caminho vocacional nele”, continua, acrescentando que a experiência foi “muito positiva”.
Francisco Rebelo, do Estoril, acrescenta “a capacidade de exploração e interpretação do Evangelho e de vários documentos do Papa Francisco” às mais-valias deste ECDB. E ainda a aprendizagem através dos “testemunhos” e da partilha de “ideias pessoais” com os outros jovens.



“Uma semana memorável”
A partilha do tempo, os períodos de distensão e os passeios também fazem parte da experiência dos Encontros com Dom Bosco. “Seja para rezar, para jogar às cartas ou até para conhecermos novos sítios. É sempre bom conhecermos as pessoas com quem estudamos e, no caso dos encontros, vivemos”, garante José. “Por vezes”, reforça o jovem de Setúbal, “até ajuda a encontrar-nos e a perceber o melhor caminho para a nossa vocação, e algo que recebi durante esta semana foi um grande apoio e esclarecimento de dúvidas em relação ao caminho vocacional que escolhi”. E, remata: “uma semana memorável”.
Francisco concorda: “De forma geral, é uma excelente oportunidade para explorar, diversificar e partilhar diversos temas e, no fundo, caminharmos juntos na descoberta das maravilhas de Deus”.


