“Apaixonados por Jesus Cristo”: Salesianos de Moçambique fazem retiro anual

“Apaixonados por Jesus Cristo”: Salesianos de Moçambique fazem retiro anual

Nos meses de julho e agosto, os Salesianos de Moçambique realizaram os seus retiros anuais: dias de reflexão, oração e avaliação da vida comunitária e espiritual.

A Congregação dá aos Salesianos a possibilidade de, mensal, trimestral e anualmente, dedicarem um tempo à revisão e planeamento da sua vida espiritual e comunitária. Foram duas semanas de retiro, de 14 a 20 de julho e de 28 de julho a 3 de agosto. Por grupos, enquanto uns fazem retiro, os outros asseguram a continuidade das atividades das presenças salesianas, depois trocam-se os papéis. Da cidade de Tete e Moatize à vila de Namaacha – mais ou menos 70 km de Maputo, local onde os retiros se realizaram –, são 1.640 km. As deslocações são muito difíceis pelas distâncias e pelas condições rodoviárias.

Jesus Cristo foi a figura central do retiro, considerada sob diversos pontos de vista, mas sempre com o intuito de apresentar um Filho de Deus que fascine, atraia e apaixone. Ao seu chamamento respondemos com generosidade, entregando a nossa vida para não mais a retomar…

O tema capitular, “Apaixonados por Cristo”, é, portanto, a consequência e a razão da nossa resposta vocacional. “Dedicados aos Jovens” é a missão em que pretendemos deixar a nossa marca, seguindo Jesus como Dom Bosco, uma vez que este nos assinalou com o seu “selo salesiano”.

Eis os temas: centrar-se em Jesus é reconhecer os dons de Deus, antes de mais o dom da vida com que Deus nos presenteou; Jesus verdadeiro homem é o nosso modelo considerando a sua humanidade e divindade presentes na sua encarnação e glorificação; a opção pela vida fraterna em Cristo, fruto da nossa filiação divina, pelo batismo e pela vida consagrada; comungar a paixão de Cristo que se entregou e nos redimiu, é sentirmo-nos como Maria e Dom Bosco, colaboradores na redenção do mundo, particularmente dos jovens pobres, abandonados e em perigo.

Leia também  Funchal: Procissão de Nossa Senhora de Fátima

O ambiente de simplicidade, a familiaridade entre irmãos que só se veem uma vez por ano neste encontro anual, pelo menos alguns deles, a frescura da oração comunitária, a corresponsabilidade nos trabalhos comunitários e a alegria espontaneamente partilhada, são a garantia da doação missionária destes irmãos e do seu entusiamo apostólico que vai resultando numa resposta consistente de jovens que querem seguir o seu exemplo: onze noviços; quinze pós noviços e onze tirocinantes.

“Apaixonados por Jesus Cristo”: Salesianos de Moçambique fazem retiro anual

Artigos Relacionados