Antigos Alunos reunidos em Assembleia Geral

Realizou-se em Fátima a Assembleia Geral da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos de Dom Bosco.

No dia 26 de novembro, reuniu em Fátima, no Centro de Reabilitação e Integração da Comunidade Vida e Paz (CRIF), a Assembleia Geral da Federação Portuguesa dos Antigos Alunos de D. Bosco. O encontro teve como objetivos a apresentação do Relatório e Contas do presente mandato e a eleição dos Órgãos Sociais para o triénio 2023-2025.

Para além da presença de todos os centros e associações locais (presencialmente ou por representação), marcaram também presença o Pe. Joaquim Taveira, Delegado Nacional para a Família Salesiana, e o Pe. José Aníbal Mendonça, Provincial dos Salesianos em Portugal.

Na Assembleia realizada de manhã, Celso Nogueira, em nome da direção cessante, apresentou o relatório de atividade e as contas do mandato, que, depois de merecerem o parecer favorável do Conselho Fiscal, foram aprovados por unanimidade.

A este primeiro momento seguiu-se a celebração da Santa Missa, que contou com a animação musical dos utentes do CRIF.

Antes da Assembleia Geral eletiva, os presentes tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao centro, cuja principal missão consiste na recuperação e reintegração na sociedade de pessoas sem-abrigo.

De tarde, realizou-se a assembleia eleitoral, tendo a lista apresentada sido eleita por unanimidade. No encerramento da sessão, Celso Nogueira, o presidente reeleito, teve a oportunidade de partilhar com todos os presentes o Plano Estratégico da Confederação Mundial para 2022-2027, realçando que este servirá de suporte ao programa de ação a apresentar em breve.

O Pe. Joaquim Taveira fez notar a importância de que seja desenvolvido um trabalho com regularidade, com incidência na dimensão pastoral e com uma presença permanente e dinamizadora junto dos centros locais de antigos alunos.

Leia também  Jornadas de Planificação e Formação Pastoral 2021: Evangelização Missionária

Na intervenção do Provincial, o Pe. José Aníbal Mendonça realçou a importância de privilegiar projetos e ações simples e efetivas e de se procurar refundar os centros locais inativos, envolvendo especialmente os antigos alunos mais jovens.

Artigos Relacionados