Alunos dos Salesianos de Manique na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Dois alunos do Ensino Secundário dos Salesianos de Manique vão representar a Escola na Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens 2021/2022. O impacto da desinformação na democracia é o tema desta edição.

Nesta edição o tema em debate foi o impacto da desinformação na democracia. Dois alunos dos Salesianos de Manique vão estar presentes na fase final do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário. Na 1.ª fase o Júri Nacional deliberou atribuir dois mandatos a cada escola eleita para a Sessão Nacional e a eleição de 132 deputados para esta sessão.

Na sessão distrital, que decorreu no dia 29 de março no Auditório da Escola Básica Integrada Vasco da Gama em Lisboa, o projeto da escola salesiana foi o mais votado na generalidade. Após a introdução de algumas alterações, duas das medidas fazem parte do projeto final do Distrito de Lisboa.

Nos dias 30 e 31 de maio terá lugar a terceira e última fase do programa com a Sessão Nacional na Assembleia da República. Os alunos salesianos Clara Anastácio e Salvador Varges foram eleitos deputados e vão representar o distrito de Lisboa com outros oito jovens. O programa culmina na Sessão Nacional em que os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, irão aprovar, após debate em Comissões e em Plenário, a recomendação final sobre o tema.

O programa Parlamento dos Jovens começou em 1995 por iniciativa da deputada da AR Julieta Sampaio, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade e dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses. É também uma forma instrutiva de promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimular a argumentação e fazer ouvir as propostas dos jovens junto dos órgãos do poder político.

Artigos Relacionados