O 1.º e o 2.º lugar do Concurso Escolas Empreendedoras de Cascais deste ano foram atribuídos a dois projetos salesianos. A competição pretende incentivar a criatividade e o empreendedorismo.
A 19.ª edição do Concurso Escolas Empreendedoras, promovida pela agência de empreendedorismo DNA Cascais, em parceira com a Câmara Municipal de Cascais e a Universidade Europeia, envolveu este ano 14 equipas de várias escolas do concelho de Cascais.
Em prova estiveram um total de cinco miniempresas desenvolvidas nos Salesianos do Estoril: Btag, BRP, FlameForce, Golden Leaf Investments e HydroBlock. Na final, no dia 24 de maio, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias frente ao júri da prova e do público.
A miniempresa HydroBlock, dos alunos do Estoril António Jerwell, Frederica Braga, Inês Gonçalves, Maria João Dória e Xiaoqi Liudo, desenvolveu um produto inovador composto por policrilato de sódio, um polímero superabsorvente que expande ao entrar em contato com a água, formando uma barreira eficaz contra inundações. Este material é capaz de reter grandes quantidades de água, criando uma estrutura sólida que impede a passagem do líquido e protege áreas vulneráveis. O fator inovador reside no contributo para a economia circular, uma vez que o policrilato de sódio é um material biodegradável, que, após a utilização durante uma inundação, pode ser reaproveitado como reservatório de água na agricultura, reduzindo desperdícios. Na sequência desta vitória, os alunos vão viajar até Bruxelas, na Bélgica, onde vão fazer uma apresentação no Parlamento Europeu e visitar uma incubadora de empresas e outros pontos de interesse cultural.
O segundo lugar foi conquistado pela BRP, sigla para Bolsa Refrigeradora Portátil. O projeto dos alunos salesianos Francisco Molarinho, Guilherme Miguel, Manuel Perestrello e Vasco Andrade mereceu a atenção do júri pela inovação que apresenta. A BRP é capaz de arrefecer sem necessitar de longos períodos de congelação, o que promete inovação na área da crioterapia, tornando-a mais prática e eficiente, e adaptável a várias partes do corpo para o tratamento eficaz de lesões.
Para além dos alunos, a 19.ª edição do Concurso Escolas Empreendedoras premiou também a professora Paula Henriques e os Salesianos do Estoril, que foram distinguidos com os galardões “Professora Empreendedora” e “Escola Empreendedora de 2025”.

