Alunas dos Salesianos de Évora recebem Prémios da Academia de Ciências de Lisboa para os melhores alunos do Ensino Secundário

No dia 12 de dezembro, decorreu na Academia das Ciências de Lisboa a entrega dos prémios aos melhores alunos do Ensino Secundário. Duas alunas dos Salesianos de Évora foram distinguidas.

As alunas dos Salesianos de Évora Catarina Oliveira e Sofia Marques receberam, respetivamente, o Prémio Pedro Nunes, para melhor aluno de Matemática A, e o Prémio Alexandre Herculano, para melhor aluno de História A, entregues no dia 12 de dezembro numa cerimónia na Academia das Ciências de Lisboa.

Catarina Oliveira e Sofia Marques ingressaram nos Salesianos de Évora no ano de 2019, para frequentar o Ensino Secundário, vindas de Vendas Novas, diretamente do Colégio Laura Vicuña, onde estudaram no Ensino Básico. Ao longo de três anos, as duas alunas percorreram, diariamente, mais de 100 quilómetros em duas viagens de ida e volta entre a sua residência, em Vendas Novas, e a instituição que escolheram para realizar o seu percurso no Ensino Secundário, em Évora. Apesar do esforço acrescido e do cansaço provocado por estas viagens, a Catarina e a Sofia sempre demonstraram ser ótimas alunas, quer na vertente académica quer na vertente salesiana. Evidenciando sempre excelentes atitudes de relacionamento, entreajuda e cooperação, as alunas participaram em vários projetos de cidadania e iniciativas de solidariedade e voluntariado.

A distinção por parte da Academia de Ciências de Lisboa é um enorme motivo de orgulho e uma grande alegria para toda a comunidade salesiana e, de forma particular, para toda a comunidade educativa dos Salesianos de Évora. Além disso, é também um merecido reconhecimento por todo o percurso que ambas têm realizado ao longo da sua vida.

Sofia Marques e Catarina Oliveira, alunas salesianas de Évora, na entrega dos prémios

Os prémios António Vieira, Alexandre Herculano e Pedro Nunes, instituídos pela Academia das Ciências de Lisboa e financiados pela Fundação Amélia de Mello, no valor anual de 3000 euros, destinam-se a reconhecer o mérito dos alunos do ensino secundário que se destaquem nas disciplinas de Português, História A e Matemática A, respetivamente.

Artigos Relacionados