Acampamento Dom Bosco: D. Bosco e Baden-Powell ou a herança da Luz no escutismo salesiano

Decorreu nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, na localidade de Mourão, o 5.º Acampamento Dom Bosco com a participação de quatro Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas com sede em casas salesianas.

Decorreu nos dias 6, 7, 8 e 9 de abril, na localidade de Mourão, distrito de Évora, o 5.º Acampamento Dom Bosco com a participação de quatro Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, 75 Estoril, 79 Prazeres, 320 Évora e 550 Manique que têm a sua sede nas casas salesianas de Estoril, Lisboa, Évora e Manique, respetivamente.

“Segue-Me! Estou contigo Sempre Alerta” foi o tema escolhido para dar corpo a esta atividade que une o sonho da juventude de São João Bosco, fundador dos Salesianos, e de Baden-Powell, fundador do Escutismo. Em campo estiveram cerca de 330 escuteiros distribuídos pelas quatro secções: 106 Lobitos, 120 Exploradores, 68 Pioneiros, 12 Caminheiros e 27 Animadores/Dirigentes.

“No princípio Deus criou os Céus e a Terra. A Terra era sem forma e vazia. Disse Deus: haja luz e houve luz na Terra”. Cada uma das secções viveu o imaginário “Herança da Luz” focando um aspeto próprio: Lobitos, a Luz do Sol, criação; Exploradores, a Luz do Fogo, ambiente; Pioneiros, a Luz da Ciência, construção; Caminheiros, a Luz da Fé, espiritualidade; Dirigentes, a Luz das Estrelas, caminho.

Entre as várias atividades realizadas destacaram-se a cerimónia de abertura, a Eucaristia de domingo, presidida pelo Pe. Simão Cruz, diretor dos Salesianos de Évora, o Fogo de Conselho na última noite de campo, realizado no Castelo de Mourão, e a cerimónia de encerramento no dia 9.

A chefia de campo desta edição foi coordenada pelo Agrupamento 79 Prazeres, e cada um dos Agrupamentos assumiu a coordenação de um dos quatro campos de atividade. A logística geral do campo foi assegurada pelo Agrupamento 320 de Évora, fortemente suportados por uma vasta equipa de voluntários e um amplo conjunto de estruturas locais.

Leia também  Fundação Salesianos lança Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano

O nosso coração veio pequeno, apertado, repleto de encontro, vivência e partilha. Foram dias memoráveis do carisma salesiano envolto pela pedagogia de Baden-Powell.

Texto: Nuno Camelo e Rui Madeira
Fotografia: Nuno Camelo

Publicado no Boletim Salesiano nº 574 de Maio/Junho de 2019

Artigos Relacionados