Abertura do Ano Litúrgico e Pastoral na diocese de Bragança-Miranda

Salesianos da comunidade de Mirandela, assim como vários leigos e alguns acólitos da paróquia de S. João Bosco, participaram no encontro.

O Centro Cultural de Vila Flor, no distrito de Bragança, acolheu no dia 30 de novembro mais de 500 pessoas, provenientes das várias paróquias da diocese, para a abertura do Ano Litúrgico e Pastoral 2019-2020.

Após o acolhimento e a oração da hora intermédia, os presentes foram saudados pelo presidente da câmara local que disponibilizou as instalações do Centro Cultural para a realização do evento. Seguiu-se a intervenção do bispo diocesano, D. José Cordeiro, que indicou as principais linhas de ação do Plano Pastoral 2019-2020. Teve depois lugar uma conferência “Dom da Caridade e Mistério da Vida Eterna”, proferida pelo sacerdote jesuíta António Valério que, após um breve intervalo, desafiou os presentes a questionarem-no sobre aspetos do tema apresentado.

Foi também apresentado o Plano Pastoral, na sua dimensão mais operativa, pelos responsáveis da animação pastoral da Diocese, salientando o empenho de pessoas, grupos e instituições nas dimensões litúrgica e sócio caritativa. 

Após o almoço volante, servido também nas instalações do Centro Cultural e animado com música ao vivo, teve lugar um painel moderado por Bruno Rodrigues, em que foram apresentados vários temas: Procissão, ato de fé; os Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC); A fé dos ciganos; o serviço dos acólitos na Unidade Pastoral da Srª do Amparo; o Canto Litúrgico. De salientar que o tema dos acólitos foi apresentado e ilustrado por um dos membros do grupo de acólitos da paróquia de S. João Bosco de Mirandela.   

Após a oração de Vésperas, deu-se por encerrado o encontro em que participam três salesianos da comunidade de Mirandela, assim como vários leigos e alguns acólitos da paróquia de S. João Bosco. A acólita Beatriz Domingues apresentou a experiência do grupo de acólitos da paróquia de S. João Bosco em Mirandela. 

Artigos Relacionados