“À espera pelo anfitrião” na Páscoa Urbana 2021

O estado de exceção que estamos a viver faz-nos ansiar pela normalidade. A normalidade não é um conhecido lugar a que se volta, mas uma construção onde somos chamados a empenhar-nos. Teremos certamente, para lá chegar, de reaprender a conjugar transformação, preservação e oração.

Imbuídos deste espírito, a Pastoral dos Salesianos de Lisboa propôs para este ano uma Páscoa Urbana online cujo o tema foi “À espera pelo Anfitrião”. Do Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa, os jovens tiveram a oportunidade de viver cinco encontros de oração que foram pautando todo o caminho pascal de acompanhamento e de espera.

Como inspiração para estes encontros, um livro, uma artista e um álbum ajudaram a peregrinar ao lado de Jesus. O livro foi o do cardeal José Tolentino Mendonça, “O que é amar um país”. As pinturas de Macha Chmakoff ilustraram cada dia. A pintora, que estudou psicologia e teologia, parte de temas bíblicos como uma das suas fontes de inspiração no seu caminho pictórico, da Anunciação à Ressurreição. O álbum escolhido foi “Complete Chants” da compositora Margaret Rizza. Parece paradoxal, mas o tempo presente representa também uma oportunidade para nos reencontrarmos. Confinados, compreendemos talvez melhor o que significa ser uma comunidade. No final desta espera o sentimento foi de profunda gratidão por este caminho percorrido desde a morte, passando pelo silêncio e culminando na alegria que todos somos chamados a espalhar. Sempre na certeza de que todos contam e todos fomos chamados a acompanhar o Senhor neste tríduo Pascal.

Artigos Relacionados