73ª Peregrinação Nacional Salesiana a Fátima: um encontro de fé, alegria e comunhão

Nos dias 17 e 18 de maio, Fátima tornou-se, uma vez mais, o ponto de encontro da Família Salesiana em Portugal, com a realização da 73ª Peregrinação Nacional Salesiana. Este encontro, que teve como tema “Com Maria, Peregrinos de Esperança”, reuniu elementos dos grupos da Família Salesiana, amigos e simpatizantes de Dom Bosco, oriundos das diferentes presenças, num testemunho de fé e devoção.
Desde a Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, até aos momentos festivos, a peregrinação, que reuniu mais de 600 participantes, destacou-se pela riqueza espiritual e pela comunhão entre todos.

Provenientes das diferentes presenças salesianas espalhadas por Portugal, os elementos dos diferentes grupos que compõem a Familia Salesiana, bem como os amigos e simpatizantes de Dom Bosco reuniram-se, em Fátima, para celebrar a 73ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana.

Inspirada pela figura de Maria, Mãe de Jesus, esta Peregrinação Nacional Salesiana, cujo tema foi “Com Maria Peregrinos de Esperança, convidou todos os participantes a olhar para Maria como modelo de fé e esperança, especialmente num mundo marcado por desafios e incertezas. Ao longo de todo o encontro, os peregrinos foram, também, convidados a refletir sobre o papel de Maria como guia espiritual e inspiração para a missão de cada cristão e, em especial, para a missão da Família Salesiana.

A peregrinação teve início com a apresentação do musical “Dom Bosco”, que reuniu, no auditório do Centro Paulo VI, todos os participantes.  Este musical, que é uma adaptação do original italiano “Don Bosco, il musical”, com textos de Renato Baigioli e Piero Castellacci, e música de Alessandro Aliscioni e Achille Oliva, é uma homenagem ao sacerdote que dedicou toda a sua vida aos jovens órfãos e desfavorecidos.

Ao longo de hora e meia, e graças ao talento dos mais de 30 jovens oriundos do Musicentro de Lisboa, o público pôde percorrer os mais importantes momentos da vida do Santo de Turim, “Pai e Mestre da Juventude”, como lhe chamou S. João Paulo II.

Com direção artística e coreografia da professora Ana de Morais e direção musical do professor Luís Pereira, professores do Musicentro de Lisboa, o musical “Dom Bosco” apresentou música e coreografias dinâmicas, e inspirou todos os peregrinos abraçarem os seus próprios sonhos e a viverem, com entusiasmo, a missão de levar Deus aos outros.

Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições

A Capelinha das Aparições, lugar emblemático de devoção mariana, acolheu os peregrinos para a já tradicional Saudação a Nossa Senhora. Num ambiente de recolhimento e de oração, os participantes elevaram as suas preces a Nossa Senhora de Fátima, renovando o compromisso de seguir o exemplo de Maria como modelo de fé e de serviço. Este momento, de comunhão espiritual, foi marcado por uma breve reflexão conduzida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, que inspirou os corações de todos os presentes.

Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade

No centro da peregrinação esteve a Eucaristia, que teve lugar na Basílica da Santíssima Trindade. Presidida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, reuniu todos os peregrinos num testemunho vivo de fé e unidade. A homilia enfatizou o carisma salesiano e o desafio de ser sinal e portador do amor de Deus, especialmente, junto dos jovens. Destacando a saudação enviada pelo novo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fabio Attard, o Provincial recordou que, ao testemunharmos a ressurreição de Jesus, somos convidados a anunciar a alegria do Evangelho: “como cristãos, renascemos na Páscoa amorosa de Jesus (…). Devemos viver este amor na primeira pessoa”.

A Banda Bosco, de Arcozelo, enriqueceu, com a sua música, este momento.

Celebrações oficiais do Santuário de Fátima

No domingo, dia 18 de maio, todos os grupos da Família Salesiana presentes foram convidados a participar nas celebrações oficiais do Santuário de Fátima. Destaque para as meditações do Terço do Rosário, que foram preparadas e apresentadas pela Família Salesiana.

O Terço do Rosário, bem como a Eucaristia no recinto foram presididos por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar emérito de Lisboa, e, também, salesiano.

A 73ª Peregrinação Nacional Salesiana a Fátima foi um testemunho de que o carisma de Dom Bosco continua vivo e atuante, reunindo gerações num mesmo espírito de fé, alegria e missão. Ao regressarem a casas, os peregrinos levam consigo a certeza de que, juntos, podem construir um mundo melhor, guiados pelos valores salesianos e pela proteção maternal de Nossa Senhora de Fátima.

Que esta peregrinação inspire muitos outros encontros e fortaleça a caminhada da Família Salesiana em Portugal e no mundo.

Artigos Relacionados