60.° Encontro Nacional de Catequese: Salesianos Editora apresenta processo de criação do novo itinerário da catequese

Perto de 100 responsáveis da catequese em Portugal reuniram no Seminário Maior da cidade de Viseu para o 60.° Encontro Nacional de Catequese. O Pe. Rui Alberto, diretor editorial da Salesianos Editora, participou no encontro e apresentou o trabalho que está a desenvolver para os novos recursos catequéticos que serão adotados no próximo ano pastoral.

Decorreu de 12 a 14 de abril na Diocese de Viseu o 60.º Encontro Nacional de Catequese. O encontro reuniu as equipas diocesanas de catequese e os Bispos da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) e teve como tema “Catequese em Portugal: Desafios e conversão pastorais”.

A reunião permitiu refletir, avaliar e partilhar boas práticas relativas aos processos de formação de catequistas e ao itinerário de vida cristã, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2022. 

Este ano, o encontro contou também com uma delegação da editora salesiana que apresentou a todos os participantes os recursos catequéticos que estão a desenvolver num protocolo de colaboração com o Secretariado Nacional de Educação Cristã, para implementar o novo itinerário. Foi ocasião para os quase 100 participantes de todas as dioceses de Portugal bem como para os bispos presentes se inteirarem do processo seguido, das opções educativas e espirituais que têm norteado a equipa que está a preparar os novos catecismos. 

Para cada ano de catequese, a Salesianos Editora está a desenvolver o guia do catequista, o livro do catequizando, uma pasta de apoio com cartazes e fotos, uma pen multimédia contendo vídeos e canções, bem como um site de apoio com conteúdos e atividades extra para catequistas, pais e catequizandos. Prevê-se que para o próximo ano pastoral estejam já disponíveis os materiais relativos ao 7.º e ao 9.º ano. 

Leia também  Retiros Quaresmais 2020 da Família Salesiana (notícia atualizada)

Fotografias: Educris

Artigos Relacionados