A 39.ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, teve lugar no passado dia 25 de outubro e foi, uma vez mais, um verdadeiro encontro de fé e tradição para a Família Salesiana em Portugal.
Reunindo mais de 300 participantes, provenientes de vários grupos da Família Salesiana, a iniciativa, realizada sob o tema “Com Maria, Mãe da Esperança”, convidou todos os presentes a renovar a confiança na intercessão de Nossa Senhora, especialmente perante os desafios do mundo atual.
Desde as primeiras horas da manhã que os peregrinos, oriundos das diferentes presenças salesianas espalhadas por Portugal, acorreram ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, dando início a mais uma peregrinação nacional.
Num ambiente marcado pela fé, devoção e alegria, a Saudação a Nossa Senhora convidou os participantes a descobrir Maria como “Mãe da Esperança”. Na sua intervenção, a Irmã Deolinda Teixeira, Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora recordou o “sim” de Maria, a “Mãe da Esperança”, que esteve presente desde o início da Igreja.
Na apresentação do tema, que esteve a cargo do Pe. Paulo Pinto, animador da Formação da Família Salesiana, os grupos foram convidados a meditar sobre os seus grupos e sobre os desafios que gostariam de lhes propor. Este foi um momento de introspeção e reflexão.
O ponto alto da Peregrinação foi a celebração da Eucaristia, no Santuário, que foi presidida pelo Pe. Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos, e animada pelo coro dos Salesianos do Porto. Recordando a primeira leitura, o Provincial dos Salesianos destacou que, na Família Salesiana, todos são convidados a acolher e a proteger. O Provincial comparou o vinho – de que se falou no Evangelho -, à alegria, às pessoas e até à fé que falta nos grupos. “Quando enchemos as talhas com o nosso amor, a graça de Deus faz o resto”, sublinhou.
A tarde chuvosa, não permitiu que a procissão saísse para as ruas de Mogofores. Assim, os peregrinos, acompanhados pela Banda Juvenil Salesiana de Poiares, meditaram sobre os Mistérios Gozosos, num momento preparado pelo grupo ADMA dos Salesianos de Lisboa.
No final do dia todos regressaram a casa sob a proteção de Maria Auxiliadora, Mãe e Mestra.
A Peregrinação Nacional ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, já se consolida como um dos mais significativos momentos de comunhão da Família Salesiana.














