Monróvia Salesianos da Libéria

Monróvia, Salesianos da Libéria: pobreza e esperança

A Libéria é a república mais antiga do continente africano. Hoje é um dos países com pior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano.

A Libéria é a república mais antiga do continente africano, fundada por escravos americanos libertados em 1822, e é hoje um dos países com pior pontuação no Índice de Desenvolvimento Humano. Segundo dados de 2021, 52,3% da população vive em pobreza multidimensional, o índice que mede 10 indicadores nas três dimensões: educação, saúde e nível de vida. A população luta para se reconstruir depois da terrível e longa guerra civil.

Os Salesianos trabalham na Libéria desde 1979, quando abriram o primeiro centro técnico-profissional. Desenvolvem vários projetos no país: construção de escolas primárias e secundárias, apoio a crianças vulneráveis, assistência em catástrofes e emergências, formação técnica e profissional, ensino superior, centros juvenis e atividades seguras, apoio alimentar, equipamento e melhoria das infra-estruturas.

Um dos projetos é o programa de acompanhamento na Prisão Central para Jovens de Monróvia, que tem lugar duas manhãs por semana e inclui aconselhamento em grupo e apoio psicossocial aos jovens detidos. Os salesianos também fornecem roupas, produtos de higiene, assistência médica, apoio espiritual e legal. Todos os dias, os salesianos levam aos jovens reclusos e doentes uma refeição quente e uma bebida.

Monróvia Salesianos da Libéria

A Procuradoria “Salesian Missions”, dos Salesianos dos Estados Unidos da América, apoia o trabalho no país através dos donativos dos seus benfeitores. Recentemente os missionários da Comunidade São José da capital, Monróvia, receberam uma nova carrinha Toyota para ajudar nas crescentes necessidades de transporte graças ao financiamento de um doador. O veículo vai ajudar os salesianos no processo de urbanização de um terreno com mais de 80 mil metros quadrados para um novo centro salesiano, que incluirá uma residência, um centro de reabilitação para jovens em risco e jovens em conflito com a lei, e um centro de formação técnica. O transporte é essencial para que os salesianos possam viajar entre o centro na Monróvia e o subúrbio ocidental de Virgínia, onde o terreno está localizado, para supervisionar o desenvolvimento da construção e apoiar os vários programas em curso.

Leia também  Eslováquia: uma vida pela missão entre os ciganos

Texto: BS/Salesian Missions (Adaptado) Fotografias: Ester Negro/Missioni Don Bosco e ANS

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados