Antecipação do lema do Reitor-Mor para 2016

COM JESUS, percorramos juntos a aventura do Espírito!

Pequena síntese de algumas das ideias que serão desenvolvidas:

A vida é o lugar onde tudo se joga. Todos temos experiência disto, com variedade de caminhos e de opções que se apresentam. E é precisamente no caminho da vida que o Espírito atua e, em liberdade, bate à porta de todo o coração humano.

De uma maneira ou de outra, todos temos também a experiência de ser caminhantes, por vezes em caminhadas nas quais percorremos longas distâncias. Esta experiência do caminho ajuda-nos a intuir o que pode significar percorrer uma Aventura no Espírito.

Porque, que significa percorrer a Aventura do Espírito?
→ Antes de mais é caminho de INTERIORIDADE.
→ Mas interioridade não é apenas um exercício em direção ao interior de nós mesmos, por muito que seja um bom exercício. Para nós, como crentes, é um caminho de ESPIRITUALIDADE, uma espiritualidade que se cultiva e se expressa mediante formas que depois diremos.

O próprio Jesus percorreu uma autêntica “aventura” de abertura ao Espírito. Procurou sempre a vontade do Pai que no Espírito O suscitou, acompanhou, provocou, guiou…

O próprio Dom Bosco viveu toda a sua vida aberto ao Espírito porque o seu desejo era responder àquilo que Deus queria dele, para si mesmo e para os seus rapazes. O caminho percorrido em Chieri, as suas buscas, foram uma verdadeira aventura deixando-se guiar pelo Espírito. Este caminho levou-o com o tempo à harmonia e unidade pessoal, muito longe de qualquer fragmentação.

Tal como sucedeu com o Senhor Jesus, com Maria de Nazaré – que viveu a aventura do Espírito que era confiar em Deus sem saber qual seria o ponto de chegada -, e com Dom Bosco, para quem o seu sim ao Espírito foi uma verdadeira aventura real de vida com incríveis desafios, nós recebemos diariamente esse convite a avançarmos num caminho no qual poderemos deixar-nos acompanhar, conduzir e surpreender por Ele. Um caminho que tem muito de ‘aventura’ onde não há certezas, mas onde o ponto de chegada se torna fascinante.

Leia também  Antecipação do Lema do Reitor-Mor para 2020

Como se exprime e se manifesta esse caminho de Interioridade e Espiritualidade que nos permite viver acompanhados pelo Espírito?
→ Exprime-se numa profunda experiência de Fé.
→ No cultivo da dimensão comunitária dessa mesma Fé.
→ Crescendo na Misericórdia e na dimensão Fraterna da vida.

Por último, queríamos pedir-vos, queridos jovens, que nos permitais fazer este caminho juntos. Percorramos este caminho juntos. Aprendamos juntos, façamos experiências, juntos, porque isso far-nos-á muito bem a todos. E neste ‘todos’, pensamos na Família Salesiana, – nas suas diversas expressões -, como destinatários prioritários do Lema, mas pensamos também em vós, tantos milhares e milhares de jovens que, nos mais diferentes países, culturas e presenças salesianas, sois animadores de outros jovens que acompanhareis nesta Aventura, neste caminho a percorrer acompanhados pelo Espírito de Deus que, como dissemos, surpreende, suscita, provoca, desinstala, entusiasma, fascina e acompanha…

Ángel Fernández Artime

Artigos Relacionados