Antonino Baglieri

Antonino Baglieri

Servo de Deus

Antonino Baglieri nasceu a 1 de maio de 1951, em Modica, Itália. Aos 17 anos viu a sua vida mudar por completo, quando, no dia 6 de maio de 1968, caiu de uma estrutura de 17 metros de altura. Ficou completamente paralisado. Tinha assim início um longo caminho de sofrimento.

Biografia

Sempre acompanhado pela sua mãe Josefina, mulher de grande fé, Nino, como era conhecido, passou de um centro hospitalar para outro, tentando melhorar a sua condição de saúde, mas sempre sem sucesso.

Em 1970, Nino voltou à sua terra natal, onde passou anos em sofrimento, isolamento e solidão. Mas, no dia 24 de março de 1978, uma Sexta-Feira Santa, Nino sentiu um sinal de esperança, quando algumas pessoas do Renovamento Carismático, se juntaram para rezarem por ele.

Foi aí, que se deu a transformação da sua vida. Antonino sentiu, quando o sacerdote colocou a mão na sua cabeça, o Espírito Santo a entrar no seu corpo.

Depois desse dia, Nino não viu a sua saúde física ser curada, mas recebeu a cura de algo muito maior, a cura do espírito. Começou a ler o Evangelho e a Bíblia, redescobriu as maravilhas da fé e começou, ainda, a ajudar as crianças e vizinhos com os trabalhos da escola.

A partir de sua casa, passou a testemunhar o Evangelho da alegria e da esperança, confortando várias pessoas, mas, especialmente, doentes.

A partir do dia 6 de maio de 1982, passou a festejar o Aniversário da Cruz, como quem festejava um sacramento como o matrimónio. Foi, a partir desse ano também, que começou a fazer parte da Família Salesiana como Salesiano Cooperador.

No dia 31 de agosto de 2004 fez a sua profissão perpétua entre os Voluntários com D. Bosco (CDB).

A vida deste Servo de Deus foi exemplo para todos quantos o rodeavam, demonstrando que a renovação da Igreja passa, também, pelo testemunho de vida dos crentes.

Nino encontrou, na sua condição, a alegria eterna, por poder participar nos Sofrimentos de Cristo, arranjando forças para continuar na santíssima Eucaristia. Desejou e deu-se aos outros como Jesus se deu e se dá na Eucaristia.

Antonino Baglieri faleceu a 2 de março de 2007.

Datas

  • Nasceu a 1 de maio de 1951
  • Faleceu a 2 de março de 2007
  • Abertura do Processo Diocesano a 3 de março de 2014