No dia 24 de setembro de 1982 celebrou-se, num modesto apartamento cedido pela Câmara Municipal de Mirandela, a primeira eucaristia salesiana na cidade. Um momento simples e memorável, marcado pelo encontro de líderes, educadores e jovens, que lançou as bases para mais de quarenta anos de missão, serviço e gratidão, na comunidade mirandelense.
A cerimónia inaugural, presidida por D. António Rafael, Bispo da Diocese de Bragança-Miranda contou com a presença do Pe. José Pacheco, então provincial; do Pe. Armindo Sousa, diretor; e de outros salesianos, em particular do diácono Artur Pereira, agora já sacerdote, e atual diretor da comunidade.
Uma parceria generosa entre a Diocese e o Município, na pessoa do presidente Marcelo Lago, permitiu aos Salesianos chegarem a Mirandela e iniciarem, a custo zero, uma obra educativa e pastoral de referência.
Nos primeiros anos, a pequena comunidade salesiana transformou o quotidiano de crianças, adolescentes e famílias locais. O carisma de Dom Bosco ganhou forma em atividades desportivas, acompanhamento escolar, convívio, música e encontros de fé. Esta liderança de proximidade inspirou leigos, educadores e sucessivas gerações a prosseguirem a missão nestas terras nordestinas.
Uma história com sentido
Ao longo destas quatro décadas, a presença Salesiana de Mirandela atravessou diferentes fases: acolheu estudantes pensionistas; abriu portas a crianças, adolescentes e jovens sem retaguarda familiar – que são confiados, pelo Estado, a instituições particulares -; e evoluiu para respostas inovadoras, sempre centradas nos mais novos. Hoje, aguarda-se a celebração de novos acordos com a Segurança Social, nomeadamente, a assinatura de um protocolo em relação ao acompanhamento dos adolescentes e jovens (maiores de 16 anos), que, em vista da sua passagem para a vida adulta, podem ter uma medida educativa que lhes permita residir em apartamentos de autonomização supervisionados.
Neste percurso, nasceu também a Residência Universitária, fruto da colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança, e confiou-se à comunidade salesiana um extenso território pastoral, que inclui, não só a Paróquia de S. João Bosco, em Mirandela, mas, também, nas localidades vizinhas.
O Oratório Centro Juvenil mantém-se o coração vivo desta presença, uma vez que é junto dos jovens, educando, animando, e renovando diariamente a esperança que o salesiano se sente “no seu lugar”.
Salesianos de Mirandela: proximidade, dedicação e esperança partilhada
Ao longo destes mais de quarenta anos, a presença salesiana em Mirandela foi muito mais do que uma resposta educativa ou social: foi e é um verdadeiro “caminho de vida”, feito de proximidade, dedicação e esperança partilhada. Mantendo-se fiel ao espírito de Dom Bosco, a comunidade soube reinventar-se, acolher desafios e colocar sempre os jovens no centro do seu projeto. Hoje, com raízes fundas no passado e o olhar voltado para o futuro, os Salesianos de Mirandela continuam a ser sinal de confiança, gratidão e renovação para toda a cidade e região.