O lema também é para ti!

Muitas vezes entramos em modo automático e fazemos as coisas por fazer. Porque sempre foi assim e sempre será. É mais fácil, mais cómodo e ainda ocupa menos tempo. Mas esta atitude também nos limita e atrofia, não nos deixa ser criativos e condiciona os nossos sonhos.

2014 já rola. Sai do teu modo automático, deixa de adiar, arrisca sem medo de falhar. E se falhares percebe como Deus age na tua vida e reza! Não falta o que aprender, o que experimentar, o que sonhar, o que emocionar, viver, partilhar. Vai, sem medo, ao encontro do teu próximo. Nós – MJS – temos um bónus especial. Tudo isto, podemos fazê-lo juntos, porque há algo que nos une: a Espiritualidade Salesiana!

Todos os anos, pelo mês de Janeiro, chega às nossas mãos o lema (a estreia, Strenna) escrito pelo Reitor-Mor – sucessor de D. Bosco – para toda a Família Salesiana. Este lema tem uma origem, a mais óbvia de todas: o próprio D. Bosco. Depois da celebração do Natal, era costume o santo ter uma palavra sobre o futuro do oratório com os rapazes e outra também para com os seus colaboradores mais próximos.

Os sucessivos RM’s têm imitado esta prática de D. Bosco e D. Pascual não é exceção. Este será contudo, o último lema com que ele nos desafia. Pela leitura sempre atenta que faz realidade, pelas metas altas que sempre coloca e pela capacidade de interpretar o carisma e espiritualidade de D.Bosco à luz do mundo actual, deixa-nos muito que pensar e agradecer. Por isso este ano, é como se o próprio Pai e Mestre dos Jovens nos convidasse a descobrir e a experimentar a sua espiritualidade, raíz de tudo o que vivemos hoje.

O lema tem também um objectivo: fazer a FS remar toda na mesma direcção. E nós enquanto MJS, no nosso papel transversal, não nos podemos colocar à margem desta viagem. Ficam, sendo assim, dois desafios para ti: lê a parte do lema em que fala de nós MJS e também da EJS. Reserva um pouco de espaço na tua oração para que durante este ano consigamos pôr em prática os desafios deste lema.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.