fbpx

Homenagem a D. Bosco, o nascimento da obra salesiana

Salesianos > Artigos > Homenagem a D. Bosco, o nascimento da obra salesiana

Turim, 8 de dezembro de 1841. Um encontro inesperado dá origem ao nascimento da obra salesiana.

Depois de um encontro inesperado, São João Bosco, ordenado sacerdote nesse mesmo ano de 1841, decide dar início a toda a sua obra. O episódio é contado nas páginas de “São João Bosco Ilustrado”.

«Oito de dezembro de 1841, sacristia da Igreja de S. Francisco de Assis. José Comotti, o sacristão, procura um jovem para ajudar à Missa. Escondido na entrada da sacristia, encontra Bartolomeu Garelli. Entrou ali, curioso mas envergonhado, mal vestido, cheio de frio. Não tem coragem para assistir à Eucaristia dentro da igreja. O sacristão quer obrigá-lo a ajudar à Missa, mas Bartolomeu diz-lhe que não sabe como fazer. Discutem e Comotti expulsa-o com violência. Dom Bosco apercebe-se e intervém. “Amigo, como te chamas?”, perguntou-lhe em tom amigável. “Bartolomeu Garelli”, respondeu-lhe o jovem».

Com textos da autoria da Irmã Ana Carvalho, FMA, ilustrados por Nuno Quaresma, “São João Bosco Ilustrado” é o resultado da recolha de várias histórias da vida do fundador dos Salesianos, desde a infância na pequena aldeia dos Becchi até à ordenação sacerdotal. Ao longo de mais de 100 páginas, a obra acompanha Dom Bosco, Mãe Margarida e outras personagens importantes nas alegrias, dificuldades e aventuras que transformaram o jovem João Bosco, menino do campo, no fundador de uma obra a favor das crianças e dos mais desfavorecidos, hoje presente em 132 países.

O livro destina-se a todas as idades e está disponível nas secretarias das escolas salesianas com um preço especial e nas Livrarias Salesianas de ÉvoraLisboa e Porto, e também on-line.

As Edições Salesianas, em comemoração do mês de Dom Bosco, oferecem desconto de 20% até ao final do mês de janeiro.

O livro é uma edição em capa dura, impresso em papel 100% reciclado. 

Artigos Relacionados