Colégio Laura Vicuña

Colégio Laura Vicuña: Aliança introduz novo projeto educativo

No dia 1 de setembro de 2022 começava uma aliança educativa em Vendas Novas. As Filhas de Maria Auxiliadora davam espaço para que a APECEF – Associação para a Educação, Cultura e Formação, desse continuidade à missão educativa desenvolvida há 50 anos pelas Irmãs Salesianas.

Esta é uma aliança que nos enche de responsabilidade e de alegria: muito temos a aprender com toda a Comunidade Salesiana, educadores por vocação, mas também sabemos que a Igreja se faz de todos aqueles que foram dois a dois contar o que lhes tinha acontecido, para assim chegar ao mundo inteiro.

Encontrámos no Colégio Laura Vicuña um terreno fértil semeado pelo trabalho das Irmãs Salesianas: alunos felizes e sedentos de conhecimento, verdadeiras testemunhas da alegria que São João Bosco desejava ver nas suas casas. Tentando honrar esta tradição e à qual estamos gratos por poder dar continuidade, introduzimos novidades pedagógicas às quais os alunos corresponderam com empenho e alegria. 

Baseamos o nosso projeto educativo em três pilares: Português, Matemática e Inglês, temas introduzidos logo no pré-escolar. No Português quis-se devolver aos alunos a riqueza dos contos e histórias tradicionais a par de um vocabulário alargado. Na Matemática foi criado o programa Great Math®, que conjuga os métodos de ensino da Matemática oriundos de Singapura com aqueles que são os objetivos nacionais nesta disciplina. No Inglês, a familiaridade com a língua é para nós fator decisivo na boa apropriação, razão pela qual a introduzimos no pré-escolar, passando a uma frequência diária no 1.º ciclo. As disciplinas de enriquecimento também têm destaque, visto contribuírem para um desenvolvimento académico mais completo: aulas de música, artes e educação física são lecionadas por professores especialistas nestas matérias, do pré-escolar ao 3.º ciclo.

Leia também  Viver a JMJ: A paz e os jovens caminham juntos

No Colégio damos também continuidade à vivência católica, que parte da presença viva e riquíssima das Irmãs Salesianas nos corredores e nos pátios, como tão bem os Salesianos fazem. Nas aulas propõem com a sua alegria própria a Catequese para os mais novos e como caminho para os sacramentos, e as aulas de Religião como crescimento na fé, na história da Igreja e no juízo que cada um de nós é chamado a fazer nos acontecimentos das nossas vidas. 

Por fim, uma escola não se faz apenas de alunos. Aos adultos que constroem o Colégio dizemos que todos educam pois é através deles que se joga o primeiro embate com o conhecimento. A presença de um professor como base de toda a aprendizagem é determinante para que um aluno tome para si o fascínio por cada matéria. Com as famílias apostamos numa relação de aliança educativa em que os dois polos se complementam para o crescimento do Colégio como um todo.  Neste ano e meio damo-nos conta que a apropriação dos conteúdos, fundamentados numa relação próxima com os educadores, é a chave para que os nossos alunos sejam protagonistas da sua própria história, através da qual chegam ao mundo inteiro.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa. Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados