O Espírito Santo manifesta-se de formas que transcendem a esfera do puramente místico, tornando-se visível através das ações humanas.
Não se trata de milagres espetaculares ou de revelações diretas, mas percebemos a sua influência transformadora de um modo especial quando o amor humano ultrapassa os seus limites, demonstrando que não é apenas uma experiência interior, mas uma força palpável que irradia através daqueles que se abrem à sua orientação, influenciando positivamente a realidade.
É o que posso partilhar pessoalmente da experiência única de ter participado no Capítulo Geral 29, como salesiano coadjutor da Colômbia.
As ações humanas, mesmo aquelas que podem gerar confusão ou mal-estar, são um canal de graça que permite ao Espírito Santo “fazer novas todas as coisas”.
Assumir o diálogo espiritual como caminho metodológico para o discernimento capitular marcou um ponto de inflexão na dinâmica do diálogo salesiano.
Exprimir-se a partir do movimento interno da escuta respeitosa, gera uma dinâmica de liberdade e abertura que produz frutos como a eleição de um Reitor-Mor e de Conselheiros não capitulares, permite “reinventar” algumas propostas e fazer emergir alternativas que nos obrigam a acompanhar processos inéditos na vida da Congregação que certamente trarão novo frescor à nossa tradição, como a decisão Ad experimentum de eliminar a exigência do sacerdócio para o serviço de diretor de comunidade local.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 610 de julho/agosto de 2025
Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.
Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.