Associação de Pais: Presidente da República nos Salesianos do Estoril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi presidente desta Associação na década de oitenta.

Realizou-se no dia 9 de fevereiro, nos Salesianos do Estoril, com a presença do Presidente da República, um jantar-convívio com todos quantos foram Presidentes da Associação de Pais da Escola, familiares e amigos, assim como o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras. Desta Associação foi presidente Marcelo Rebelo de Sousa na década de oitenta. 

O acolhimento e boas-vindas foram feitos pelo Diretor, Pe. Artur Pereira. Inês Navarro, atual presidente da Associação, valorizou o contributo de cada um dos antigos presidentes para o caminho percorrido pela Associação. O Presidente da República salientou o excelente acolhimento, o espírito de família que encontrou aquando da sua primeira deslocação a esta escola e a gratidão que lhe merecem os Salesianos do Estoril. Recordou os anos em que foi membro e depois presidente da Associação e desafiou os pais a uma maior participação na Associação. Em relação à Escola que conhece bem, desde então, diz que evoluiu imenso e deu um salto de notável qualidade, nestes últimos anos, respondendo às exigências dos jovens de hoje. São necessários, cada vez mais, “bons educadores”, afirmou. Por fim afirmou a necessidade de dar tempo ao essencial que neste caso é a educação de filhos e filhas, netos e netas, correndo o risco de, se assim não se proceder, se cometer um crime social dada a omissão grave relativamente à educação. Apelou ainda para a “rebeldia criativa” da escola cuja missão não é manter o “status quo”, mas preparar cada vez mais os jovens para um futuro incerto, buscar sempre mais; um futuro desafiador, despertar curiosidade, um futuro misterioso, convidar para a transcendência.

Leia também  Centenário das Aparições: a vidente Lúcia, coração humano e sensível

Concluiu: os Salesianos, todos os seguidores de S. João Bosco Educador, devem ter um papel educativo crescente, pois precisamos de todos para o futuro. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

Artigos Relacionados