XXV Jogos Nacionais Salesianos vão encher a cidade de Mirandela no fim de semana

Hoje, pelas 21h30, cerimónia de abertura dos Jogos Nacionais no Parque Império de Mirandela. De 27 de abril a 1 de maio, decorre nos Salesianos de Mirandela a XXV edição dos Jogos Nacionais Salesianos que vai levar a Mirandela mais de três mil pessoas.

Uma das maiores festas do desporto em Portugal está a chegar a Mirandela e, durante cinco dias, promete agitar toda a cidade que verá a sua população aumentar cerca de 30% com os 1650 participantes, mil acompanhantes e mais de 250 voluntários, num total de perto de três mil pessoas esperadas pela organização, que integra a Fundação Salesianos e a Câmara Municipal de Mirandela.

As competições desportivas ocorrem em vários escalões, nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, ténis de mesa, natação e xadrez e são também um meio de evangelização, já que partem da intuição educativa de D. Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens. Os Jogos são momentos que possibilitam a interação entre as diversas escolas fomentando as relações pessoais, convívio, partilha e a amizade.

A organização garante que está tudo preparado e conta bater o recorde de participantes das anteriores 24 edições. Mas, para o padre Paulo Pinto, o importante é que a organização já ganhou a mobilização de todos para o evento. “É impressionante, porque ninguém negou qualquer ajuda”, afirmou emocionado ao jornal Mensageiro de Bragança.

Para a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, a iniciativa traz mais-valias à cidade. Ao jornal a autarca afirmou a vontade de receber bem os partipantes dos JNS e reforçou o orgulho da cidade em ter em Mirandela a obra salesiana, “uma casa que faz parte da cidade e dos seus valores, muito interventiva a nível da nossa comunidade, e que acompanha o crescimento de muitos jovens”. 

“Mas os jogos também se afiguram como uma janela de oportunidade para a promoção do território, das tradições e da cultura das cidades anfitriãs”, escreve o jornal. Assim sendo, a autarquia preparou um programa para os cinco dias que inclui visitas guiadas a diversos monumentos como o Palácio dos Távoras, a Igreja da Misericórdia, a Muralha – Arco de Sto. António, a Ponte Medieval, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Museu da Oliveira e do Azeite, roteiros turísticos e culturais que permitem conhecer o concelho de Mirandela, e animação de rua, com várias iniciativas previstas para o Parque do Império. A presidente da autarquia pretende assim que “as pessoas que nos visitam, regressem”.

Outro dos parceiros na organização é o Parque Natural Regional do Vale do Tua. O seu diretor,  Artur Cascarejo, considera esta uma oportunidade para a promoção e valorização do território “que são, no fundo os principais objetivos desta entidade”, afirmou ao Mensageiro de Bragança.

Mais informação no site oficial em www.jns.salesianos.pt.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.