Mensagem do Reitor-Mor aos jovens do MJS por ocasião da JMJ Rio 2013

Rumo ao Rio de Janeiro 2013

Queridos amigos animadores do MJS,

Recordando a belíssima e inesquecível Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da qual participámos em Madrid no ano passado, saúdo-vos agora com o coração de Dom Bosco, desejando-lhes que essa experiência que vivemos juntos continue a ser um forte estímulo para uma vida enraizada no amor e firmes na fé. Só assim terão a possibilidade de ser testemunhas, discípulos e apóstolos de Cristo nesta etapa da história que o Senhor nos concede viver, para enchê-la do sentido e da esperança que Jesus, com seu Evangelho, nos dá.

Eu vos escrevo tendo em vista a próxima JMJ que se celebrará no Rio de Janeiro, no mês de julho de 2013. Lá nos encontraremos novamente como MJS mundial, para refletir, rezar e celebrar o discernimento que, à luz da mensagem do Santo Padre, nos permita encontrar o que o Senhor espera de cada um de nós, como pessoas e todos como MJS.

As JMJ são uma autêntica manifestação da fé da Igreja e um modo significativo da Nova Evangelização; não são eventos espetaculares isolados, mas que percorrem um caminho de fé e, com uma grande força de convocação, atraem jovens de todas as partes do mundo. Elas converteram-se na descoberta cada vez mais clara do valor da sinergia, não somente para vencer com o testemunho da fé a solidão e o isolamento em que se encontram tantos jovens, mas também para que eles se encaminhem como discípulos do Senhor Jesus rumo a objetivos comuns pelos quais se faz mais visível, credível e eficaz a identidade que Cristo deu a seus discípulos: ser sal da terra e luz do mundo, cidades construídas sobre o monte.

Leia também  Peregrinação Nacional das Escolas Salesianas a Fátima

Isso será possível com a condição de fazer das bem-aventuranças uma autêntica carta de identidade e um projeto de vida em que se concentrem a vocação à felicidade e o chamado à santidade. Não é suficiente ser felizes, também é preciso ser bons. E não basta ser bons; como cristãos, é importante ser felizes. Esse é o verdadeiro significado das bem-aventuranças, como programa de felicidade e santidade que se traduz em ser pobres de espírito, famintos de justiça, misericordiosos, puros de coração, amantes da paz.

O grande valor das JMJ é contar com o entusiasmo dos jovens, com a sua gratuidade e profecia, com o seu ânimo e a sua alegria, esta da qual tem tanta necessidade qualquer sociedade que sonhe em ser geradora do sentido da existência e da qualidade de vida. O mundo de hoje não pode ser evangelizado se não assumir o modelo da Igreja primitiva em Jerusalém, formada de pessoas que ficaram tão fascinadas com a vida de Jesus que puderam saborear a graça de uma comunidade unida, que, com um coração e uma alma, punham tudo em comum, alimentavam-se da palavra de Deus e da Eucaristia, fortaleciam-se com a oração, a ponto de chegar a ser um modelo cultural distinto e alternativo.

Estas palavras que vos dirijo querem ser um convite para que aproveitem o processo de preparação que fazem na vossa própria comunidade eclesial e com a animação oferecida a vós em cada inspetoria.

Antecipo-vos que a Jornada prevista para nosso encontro com todos os membros do MJS que estiverem presentes no Rio para a JMJ será no dia 24 de julho de 2013. A reflexão e a oração estarão em sintonia com a mensagem missionária de Jesus, a qual nos mostra o mundo inteiro como campo de missão: “Ide e fazei meus discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

Leia também  Carta de Roma de 1884

Esse encontro no Rio servirá como um grande estímulo no nosso caminho de preparação para o Bicentenário de nascimento de Dom Bosco. De facto, já estamos prestes a iniciar nosso segundo ano do triênio que nos leva a 2015.

Um aspeto que pede uma atenção especial em relação ao próximo encontro no Rio é a preparação técnica que permita contar com uma conexão on-line mais ampla. Isso ajudará a oferecer a possibilidade de uma participação virtual a todos os que não puderem estar presentes no Rio de Janeiro para a JMJ.

Queridos jovens, saibam o quanto vocês são valiosos para a Sociedade e para a Igreja. Por isso, convido-vos a desenvolver todos os talentos com os quais o Senhor os enriqueceu para serem bons cristãos e cidadãos honrados pela sociedade, pessoas ao serviço dos demais, que possam renovar o mundo e enchê-lo de luz, de alegria e esperança.

Confio todos e cada um em particular aos cuidados e à guia maternal de Nossa Senhora Auxiliadora.

Com afeto, em Dom Don Bosco

Roma, 24 de julho de 2012

Padre Pascual Chávez V., SDB
Reitor-Mor

Artigos Relacionados