Desafia-te #ParteÀAventura

Já todos se deram conta que chegaram as férias, mesmo aqueles que ainda partilham a vontade de sol com a necessidade de estudar para os exames finais.

Oscar Wilde dizia que “ninguém precisa mais de férias do que aquele que acabou de as ter” e neste tempo frenético em que parar “é para os fracos” e onde verão é sinónimo de poucas horas de sono, aventuras desreguladas e exageros em todos os campos. A isto podemos chamar muita coisa, menos férias. Talvez o termo indicado seja “tempo perdido” que não voltamos a recuperar.

As férias, para um jovem cristão como tu, encerram em si dois desafios: descanso e missão.

Para te ajudar a viver o primeiro desafio o Papa Bento XVI deu alguns conselhos preciosos para que o tempo de férias seja vivido de forma reconfortante. Convida-nos a:

  • “passar mais tempo com os familiares, para reencontrar parentes e amigos, para dar mais espaço àqueles contactos humanos que o ritmo dos compromissos de todos os dias impede que se cultive como se gostaria.”
  • “dedicar-nos ao diálogo mais demorado com Deus, à meditação da Sagrada Escritura e à leitura de algum livro formativo.”
  • “à participação fiel na celebração eucarística dominical (…) pois onde quer que nos encontremos, temos sempre necessidade de nos alimentarmos da Eucaristia.”

Com certeza que estes conselhos são sábios. Dedicar tempo a este crescimento pessoal, cultural, social e espiritual é mais do que necessário. No entanto, o tempo de férias lança outros desafios a que não podes renunciar. A missão, a evangelização e o testemunho da alegria cristã não tiram férias. Também os teus períodos de descanso são profundamente marcados pelo facto de seres cristão. É por isso que, para além do descanso, te convidamos a partir à aventura e fazer do teu verão um anúncio constante da pessoa de Jesus Cristo.

Leia também  Desafia-te a viver a Misericórdia!

No fundo trata-se de responder ao apelo do Papa Francisco quando diz que “se um cristão quer conhecer a sua identidade, não pode ficar comodamente no sofá.” Há que ter a coragem de ir ao encontro do outro e dar-lhe a conhecer o Deus pelo qual te sentes amado e no qual te sentes feliz.

O tempo de verão é propício a isso. São muitas as atividades que se abrem diante dos teus olhos: campos de trabalho, experiências de voluntariado, acampamento nacional… e se não poderes participar nestas atividades organizadas, cria as tuas oportunidades. Não deixes de incentivar aqueles com quem passas férias a ir à eucaristia dominical, a estar atento aos mais necessitados, a socorrer quem precisa.

Descanso e missão. Eis o binómio das tuas férias.
Desanso e missão. Eis as duas atitudes que não podes colocar de parte.

Ao começar as tuas férias retira-te em ti mesmo e pensa como vais viver este tempo e assim poderás programar o teu equilíbrio e viver um tempo que te fará sentir feliz quando a azáfama do dia-a-dia voltar!

Artigos Relacionados