Comunic(ação)

Consegues imaginar-te a viver sozinho? Aposto que não. Não faz parte do nosso hardware. Deus criou-nos à Sua imagem e semelhança e, por isso mesmo, somos e existimos para nos relacionarmos com outros. Para amar.

Às pontes que criamos para sair de nós e alcançar o outro nós chamamos, habitualmente, de comunicação. No dia 1 de Junho a Igreja tem um olhar especial para esta dimensão do comunicar, especialmente no âmbito social. E eu gostava também que pensasses um pouco nisto.

A comunicação que te quero falar não tem quase nada a ver com a aprendizagem de técnicas para estar mais à vontade em cima de um palco, nem tão pouco com domínio exemplar das novas tecnologias. Mas pode também passar por aí. É uma comunicação que não está relacionada com jornalismo em que tu estás “em jogo”. Falo-te de algo que D. Bosco e Maín fizeram como ninguém e que é um traço de salesianidade: uma espiritualidade de comunicação.

Facilmente reconhecerás o que quero partilhar contigo. O comunicar ao jeito salesiano passa por saber acolher, saber encontrar o melhor em cada um dos que nos rodeiam. Não é uma comunicação passiva, como em tantas aulas que já estivemos… pelo contrário! Nada de falar por falar. Dá-se exemplo: ativo, dinâmico.

Outro traço característico desta espiritualidade comunicativa é de não ter medo de perder tempo com o outro, de arranjar sempre um pátio comum que possa quebrar medos e ansiedades. A este cuidado pessoal, ao acompanhar os nossos amigos e não só, costumamos chamar de animação, que significa dar a própria alma. É também, e sobretudo, uma comunicação que se esforça por manter e reforçar laços com os mais pobres, os mais excluídos, os mais necessitados.

Leia também  A casa e a janela na Valponasca

Comunicar exige sempre um emissor e um receptor, mas não passa por impor ideias. Não é uma peça de teatro. É parte integrante da vida e é essencial para discernir a nossa vocação. Está tanto em jogo que não podemos deixar que nos iludam com estratégias falsas de comunicação. Nós pertencemos a algo maior, a Igreja, e temos uma verdadeira mensagem a comunicar: o Evangelho!

Se o MJS é um lugar em que os jovens são protagonistas, não podes ficar à margem desta realidade. Pelo contrário: Duc in Altum! O Papa Francisco desafia-nos a promover “uma cultura do encontro”. Facebook, twitter, ou blog… usa essas ferramentas para te encontrares com o teu próximo e acima de tudo para ires e levares ao encontro de Cristo. E neste mês de forma especial ao seu Sagrado Coração, devoção tão querida de D. Bosco.

As aulas estão a acabar. É só mais um pequeno esforço e o descanso está ao virar da esquina! Aos que têm exames: coragem reforçada! Abraço em D. Bosco e Madre Mazzarello!

PS: Ainda temos bem presente a festa que foi o dia MJS, quando em Fátima acolhemos o Reitor-Mor e a Madre Geral, fazendo festa e entrando em órbita de santidade! A todos os que espalharam alegria por Fátima: um obrigado gigante! Foram vocês que fizeram com que o dia fosse tão especial!

Artigos Relacionados