Salesianos publicam Documento Final do CG29 e guia de leitura

Salesianos publicam Documento Final do CG29 e guia de leitura

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana publicou a versão portuguesa do Documento Final do Capítulo Geral 29, que decorreu em Turim entre fevereiro e abril de 2025. A acompanhar o livro de 188 páginas, é publicado um guia de leitura preparado pelo Provincial, Pe. Tarcízio Morais, que aponta para um caminho da formação permanente pessoal e comunitária dos Salesianos.

Foi recentemente publicada a edição extracomercial dos Atos do Conselho Geral n.º 445, o Documento Final do Capítulo Geral 29. Entre fevereiro e abril do ano passado, os Salesianos estiveram reunidos em Turim, na casa-mãe de Valdocco, cerca de 250 salesianos de todo o mundo para, em representação de todos os outros, escolher o novo Superior Geral e o seu Conselho.

O texto inclui as reflexões que foram feitas à volta do tema da reunião, “Apaixonados por Cristo, Servidores dos Jovens – Para uma vivência fiel e profética da nossa vocação salesiana”, a análise dos núcleos temáticos, e as direções estratégicas tomadas, nomeadamente as 23 deliberações, com alteração às Constituições e aos Regulamentos Gerais da Congregação.

O Reitor-Mor recorda que o conteúdo deve agora ser “ser lido, meditado, debatido, interiorizado”, pois só assim estará, de facto, ao serviço das pessoas e das comunidades ao concretizar-se no seu dia a dia.

Como anexos foram incluídos alguns discursos de participantes no CG29 e a mensagem do Papa Francisco enviada aos Salesianos.

A versão portuguesa agora publicada, e distribuída a todos os salesianos da PPSS, é acompanhada pelo guia de leitura preparado pelo Provincial, Pe. Tarcízio Morais, que aponta para um caminho da formação permanente pessoal e comunitária dos Salesianos.

Na introdução, sugerem-se duas chaves complementares para um estudo fecundo do texto: a nível pessoal, com “leitura, estudo, reflexão, análise, interpretação, oração, aprofundamento espiritual e confronto sincero com a Palavra”; e a nível comunitário, por meio de “discernimento partilhado, diálogo fraterno e corresponsabilidade na missão e compromisso comum”.

“Desejamos que este manual seja útil e habitável, não apenas consultado, mas vivido; não apenas lido, mas rezado e partilhado. Que seja um companheiro discreto neste caminho, capaz de ajudar a reconhecer o que o Espírito já está a fazer e a abrir espaço ao que ainda quer suscitar”, adianta o autor.

O guia de leitura inclui pontos para reflexão pessoal, sugestões práticas, orações e outras leituras.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.