Concluída a Visita Extraordinária do Conselheiro do Reitor-Mor à Província Portuguesa

Concluída a Visita Extraordinária do Conselheiro do Reitor-Mor à Província Portuguesa

Terminou na última semana a Visita Extraordinária à Província Portuguesa da Sociedade Salesiana. O Conselheiro Geral para a Região Mediterrânea, em representação do Reitor-Mor, visitou as 10 presenças salesianas em Portugal e Cabo Verde.

Entre o mês de setembro e o mês de janeiro, a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana (PPSS) recebeu a Visita Extraordinária do Pe. Juan Carlos Pérez Godoy, Conselheiro Geral para a Região Mediterrânea, em representação do Reitor-Mor. A visita faz parte da animação e da coordenação da ação da Congregação Salesiana em todo o mundo, comum às 93 Províncias e Visitadorias existentes.

O representante do Sucessor de Dom Bosco recebeu nos primeiros dias o Relatório da Visita, um documento que analisa o funcionamento da Província Portuguesa, com a descrição de aspetos gerais de funcionamento, a evolução da aplicação das conclusões das Visitas Extraordinárias precedentes e detalhes da animação e do governo da Província e dos vários sectores que a compõem.

Ao longo destes seis meses, o Pe. Juan Carlos pôde conhecer, in loco, a realidade da Província e das várias casas salesianas, comunidades salesianas e comunidades educativo-pastorais, desenvolvendo um diálogo próximo e reforçando a visão comum da missão educativa e pastoral levada a cabo.

Neste período, o responsável da Região Mediterrânea visitou as presenças salesianas em Mogofores, Lisboa, Porto, Mirandela, Balasar, Évora, Manique, Funchal, Setúbal, Estoril, e em S. Vicente, Cabo Verde. Reuniu com os salesianos, alunos, leigos das diferentes valências das casas e com membros da Família Salesiana. Um dos objetivos principais destes encontros é reforçar a comunhão, partilhar a riqueza espiritual do carisma salesiano e conhecer a realidade específica de cada obra. Também os encontros com as direções pedagógicas das escolas e com os funcionários das várias casas foram oportunidades de partilha e de proximidade.

Manter a fidelidade à missão da fundação

Em várias ocasiões, as mensagens deixadas pelo Pe. Juan Carlos Godoy foram de agradecimento e alegria com a realidade encontrada, de motivação a manter a fidelidade à missão da fundação, e de ânimo a encontrar em cada Salesiano a fidelidade vocacional como continuador da obra de São João Bosco.

“Foram dias de fraternidade e família que me fizeram sentir, através de gestos concretos, verdadeiramente em casa”, referiu numa visita a uma escola. “Foi muito bom sentir a proximidade das crianças e jovens na forma como eles vinham saudar-me espontaneamente, com muita alegria.”

Nos últimos dias da visita, o Pe. Godoy reuniu com o Provincial e o Conselho Provincial, e, no último dia, com todos os Diretores das Casas na sede Provincial, em Lisboa.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.