De 27 de outubro a 1 de novembro decorre no Vaticano o Jubileu do Mundo Educativo. Milhares de jovens, professores e responsáveis educativos ouviram o desafio do Papa Leão XIV: “inaugurar uma nova era educativa, na qual todos – jovens e adultos – nos tornemos testemunhas críveis da verdade e da paz”.
No passado dia 27 de outubro, primeiro dia do Jubileu do Mundo Educativo, o Papa Leão XIV assinou a Carta Apostólica “Desenhar novos mapas de esperança”, assinalando o 60.º aniversário da Declaração Conciliar Gravissimum Educationis. O documento lança o desafio para uma renovação da educação cristã, reiterando a necessidade da formação integral da pessoa e destacando a família como o principal lugar da educação.
Na Aula Paulo VI, onde se juntaram oito mil e quinhentas pessoas. o Papa Leão XIV lembrou que a educação une as pessoas e as comunidades e convidou os presentes a” inaugurar uma nova era educativa, na qual todos – jovens e adultos – nos tornemos testemunhas críveis da verdade e da paz”.
O programa do Jubileu, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação em colaboração com o Ministério da Educação e do Mérito da Itália, reúne nestes dias no Vaticano milhares de estudantes e representantes de escolas e universidades de todo o mundo. O programa inclui vários eventos e encontros ao longo da semana.
No sábado, 1 de novembro, na Praça de São Pedro, o Papa Leão XIV irá presidir à Eucaristia. Para a organização esta será uma oportunidade para agradecer a Deus por todos aqueles que se empenham no futuro das jovens gerações (famílias, educadores, instituições) e lançar um poderoso apelo para que a educação seja criadora de fraternidade, paz e justiça.
“A maior estrutura educativa global”
O Vaticano salienta que a rede católica de ensino é hoje “a maior estrutura educativa global”, presente em 171 países e responsável por mais de 231 mil instituições escolares e universitárias.
A Congregação Salesiana, nomeadamente as Instituições de Ensino Superior Salesianas, também celebra de modo especial este Jubileu. Na Universidade Pontifícia Salesiana está a decorrer nestes dias uma conferência internacional sobre “Modelos Participativos na Educação Superior Salesiana: Facilitação Sinodal e Salesiana”, com a participação de dirigentes de instituições educativas de todo o mundo.
Uma delegação de cerca de 100 representantes da Igreja Católica em Portugal, incluindo elementos do Secretariado Nacional de Educação Cristã, do Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), dos secretariados diocesanos da disciplina de EMRC, da Associação Portuguesa de Escolas Católicas e da Universidade Católica Portuguesa, está em Roma para o Jubileu.








