À medida que o verão ficou para trás, os jovens enfrentaram o regresso às aulas, às rotinas e aos desafios do dia a dia. No meio de tanta azáfama é necessário que possam parar, olhar para si mesmos, refletindo sobre a importância de viver com sentido e não apenas em “piloto-automático”. É neste contexto que as noites de oração, dinamizadas em algumas presenças salesianas, assumem especial destaque.
São muitas as presenças salesianas empenhadas em proporcionar, aos jovens, momentos especiais de oração.
Dinamizada pelos Salesianos de Lisboa, a iniciativa “Rezar ao Luar” surge como um convite especial para que os jovens se reencontrem consigo mesmos e com Deus. Esta vigília mensal reúne os jovens para um momento de oração, silêncio e escuta atenta. A proposta é simples, tal como sublinha o Diácono João Ensina, coordenador da Pastoral de Lisboa: “ao longo deste ano, queremos deixar que Deus nos desperte, pouco a pouco, para aquilo que somos chamados a ser.
Cada mês terá um símbolo, um sinal simples que nos ajuda a rezar e a reconhecer a presença de Deus nas coisas do dia a dia”.
Já nos Salesianos do Porto a proposta é, também, mensal e destinada a alunos do secundário e alunos universitários. É o espaço ideal para descobrir um caminho de fé vivido com liberdade e autenticidade.
Destinada aos alunos do Secundário, a iniciativa Rezar+ decorre, nos Salesianos do Estoril, de setembro a julho e pretende ser um momento para “parar, respirar e deixar-se encontrar por Jesus”, sublinha o Pe. Diogo Almeida, pastoralista daquela presença salesiana.




