“Queremos a paz no mundo!”

“Queremos a paz no mundo!”

Durante uma semana, Roma acolheu um dos eventos mais aguardados do Jubileu 2025. De acordo com os números divulgados pelo Vaticano, um milhão de jovens de várias nacionalidades, provenientes de 146 países, entre eles uma delegação de cerca de dois mil jovens ucranianos – esteve em Roma para o Jubileu dos Jovens, que decorreu entre 28 de julho e 3 de agosto.

“Nos próximos dias, tereis a oportunidade de ser uma força que pode levar a graça de Deus, uma mensagem de esperança, uma luz à cidade de Roma, a Itália e ao mundo inteiro. Caminhemos juntos com a nossa fé em Jesus Cristo. E o nosso grito deve ser também pela paz no mundo. Digamos todos juntos: Queremos a paz no mundo!”, pediu o Papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no primeiro encontro com os jovens.

Nos dias seguintes, os Diálogos com a Cidade, mais de 70 eventos, espalhados por praças e igrejas de Roma, proporcionaram momentos de oração, encontros de reflexão, eventos festivos e música. Na sexta-feira, dia 1 de agosto, nos terrenos do Circo Máximo, arena desportiva da Roma Antiga, milhares de jovens viveram o Sacramento da Reconciliação. Nos últimos dois dias, através de transportes públicos e autocarros, os jovens confluíram para Tor Vergata, onde se realizou a Vigília e a Missa final do Jubileu dos Jovens.

Ao final da tarde de sábado, Leão XIV juntou-se à multidão, segurando a cruz oficial do Jubileu 2025. Respondeu a questões colocadas por jovens. Como viver relações próximas e verdadeiras num tempo marcado por várias formas de solidão e cada vez mais mediadas pela tecnologia? Como vencer o medo e a incerteza na hora de tomar decisões para o futuro? Como encontrar Deus?

Na manhã seguinte, na homilia da Missa Jubilar, recordou que a vida não é óbvia e imóvel, mas que se “renova constantemente no dom”. “A plenitude da nossa existência não depende do que acumulamos nem do que possuímos, como ouvimos no Evangelho. Em vez disso, está ligada ao que sabemos acolher e partilhar com alegria”.

No final, o Papa Leão XIV rezou pela paz e por todos países afetados pelas guerras. “Estamos com os jovens de Gaza, com os jovens da Ucrânia, com os de todas as terras ensanguentadas pela guerra. Meus jovens irmãos e irmãs, vocês são o sinal de que um mundo diferente é possível: um mundo de fraternidade e amizade, onde os conflitos não são resolvidos com armas, mas com o diálogo”, defendeu.

Jovens de 146 países, mais de 11 mil portugueses

Segundo os números do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil mais de 11 mil jovens portugueses juntaram-se ao milhão de jovens presentes em Roma. Também os jovens salesianos estiveram presentes em grande número: cinco mil jovens ligados ao Movimento Juvenil Salesiano de todo o mundo, vindos de 33 países, incluindo Portugal com cerca de 120 jovens.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 611 de setembro/outubro de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados