No passado dia 20 de setembro, os Salesianos do Estoril acolheram a primeira edição do E-vangelizar 2025, um evento que reuniu cerca de 300 participantes, maioritariamente provenientes da zona sul do país. Esta iniciativa marcou um momento significativo para a formação e capacitação de catequistas e evangelizadores.
A parte da manhã foi protagonizada pela intervenção do Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Rui Gouveia, que desafiou os presentes a compreender como “o olhar de Deus nos leva a olhar para longe“. O prelado centrou a sua reflexão na forma como o ato de fé cristã implica fundamentalmente duas dimensões: ouvir e ver. A escuta da Palavra de Deus permite-nos contemplar este Deus que se quer revelar, mas não é um ato passivo – leva-nos a sentir que somos chamados e desafia-nos a responder a esse chamamento. O Bispo alertou para o perigo de reduzir a fé a “um passeio pela marginal”, enfatizando que é necessário obedecer e pôr em prática, mesmo quando isso “custa”. Dirigindo-se especificamente aos catequistas, D. Rui Gouveia sublinhou que quem está “ao serviço de chamar os outros deve viver na primeira pessoa este chamamento e ser testemunha” desse acontecimento da fé. Usando uma metáfora que animou a plateia, explicou: “às vezes queremos batatas fritas do McDonald’s mas Deus dá-nos batatas a murro”, enfatizando a importância de aceitar o plano de Deus para cada um.
Aprendizagem prática
A partir das 10h45 e até às 17h20, os 300 participantes distribuíram-se pelos 16 workshops em funcionamento, cada um com duração de 75 minutos. Esta componente prática permitiu explorar diferentes dimensões da evangelização e catequese, complementando a reflexão teológica com ferramentas concretas.
Entre os participantes, muitos estiveram pela primeira vez neste tipo de iniciativa. Foi o caso de Victoria Figueira, de Oeiras, que soube do encontro através das redes sociais e ficou impressionada com o facto de “em 75 minutos ser possível aprender tanto e de forma tão prática”.
Paula Faria e Sandra Santos, catequistas da Abóboda, destacaram que “a pertinência dos temas e a atualidade dos mesmos” foram as principais motivações para a sua participação, reconhecendo a importância de uma formação que responda aos desafios contemporâneos da evangelização.
O encerramento do encontro foi conduzido pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, que desafiou os presentes a procurarem fazer mais e melhor juntos das crianças e jovens que lhes são confiados, num esforço de adaptação à condição de cada um.
Continuidade no Porto a 4 e 5 de outubro
O E-vangelizar tem-se revelado uma iniciativa de grande relevância para a formação dos educadores cristãos em Portugal. Com um programa dinâmico centrado em oficinas práticas, o evento permite a cada participante construir o seu percurso formativo a partir de uma oferta diversificada de workshops, conduzidos por formadores especializados nas áreas da catequese, pastoral juvenil, liturgia, comunicação, psicologia e espiritualidade.
Após o sucesso desta primeira edição, seguem-se agora as edições do Porto nos dias 4 e 5 de outubro, sendo que o primeiro dia já se encontra completamente esgotado e para o dia 5 ainda existem vagas disponíveis através da página do evento.