Serviços Sociais Salesianos assinalaram Dia SolSal

No dia 3 de novembro os Serviços Sociais dos Salesianos de Évora e de Lisboa assinalaram o Dia SolSal – Solidariedade Salesiana. Entre abraços, a abertura de dois novos programas, ações de divulgação e uma festa com o encontro das Famílias, Voluntários, Comunidade Salesiana e Técnicos, o SolSal celebrou 15 anos.

O Dia SolSal comemora-se no dia 3 de novembro desde 2016, mas a história do SolSal Lisboa teve a sua primeira página em 2008. Nestes primeiros 15 anos de história, foram já milhares os encontros de corações que, sob o legado protetor de São João Bosco, foram permitindo cuidar de tantas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco e perigo, assim como as suas famílias.

Este ano educativo-pastoral, são doze as principais ações do SolSal Lisboa e, destas, duas são novas na história destes 15 anos: o GPS – Guia de Protagonismo Juvenil; e o Programa de Aprendizagem Colaborativa Entre Pares.

No GPS – Guia de Protagonismo Juvenil, através de um acompanhamento próximo e individual, os jovens são acompanhados na definição e na concretização de projetos de vida escolares, pessoais e/ou profissionais, através da exploração de interesses e de preferências profissionais e do desenvolvimento de aptidões e potencialidades. A ação promove a construção de projetos de vida, onde o protagonismo juvenil é estimulado e potenciado.

Por sua vez, o Programa de Aprendizagem Colaborativa entre Pares consiste em sessões de estudo em pequenos grupos, baseadas na interdependência positiva e na responsabilidade compartilhada entre os jovens, com vista o alcance de um maior envolvimento escolar dos participantes. A metodologia do programa promove a cooperação, a participação e o protagonismo de cada jovem, procurando facilitar, desta forma, o seu processo de ensino-aprendizagem.

Este ano, no Dia SolSal, o serviço dinamizou a atividade “Passo Abraço”. Ao longo do dia, foram colocados a circular 33 abraços – número da porta da casa SolSal Lisboa. Estes 33 abraços multiplicaram-se em centenas, envolvendo toda a comunidade educativa-pastoral dos Salesianos de Lisboa. Tal como os abraços que são o encontro de dois corações, também as crianças, os jovens e as famílias que passaram pelos 15 anos da história SolSal fizeram multiplicar o bem que receberam, nas suas vidas e nas vidas das pessoas que tocaram.

Na Comunidade Educativo-Pastoral de Évora viveu-se o Dia SolSal com grande alegria. As crianças da Creche e do Pré-Escolar aprenderam o que é “solidariedade”, o que é o SolSal, porque é importante sermos solidários e a importância do Serviço Social na Comunidade Educativa-Pastoral dos Salesianos de Évora. Os mais pequenos entregaram ainda os alimentos que recolhidos na Semana da Alimentação.

Leia também  Secretário Regional da Educação na abertura do ano letivo no Funchal

O “bom dia” geral do 2.º e 3.º Ciclos foi dedicado a Mãe Margarida. Os alunos conheceram Mãe Margarida de forma mais aprofundada e ficaram a saber porque se associa a ela a data de 3 de novembro e o Dia do SolSal.

Foi lançada a Caminhada Solidária, que se realizará no dia 12 de novembro, cujos valores das inscrições irão reverter na totalidade a favor do projeto social SAF de Évora, Serviço de Atenção à Família.

O dia terminou em festa com o encontro das Famílias, Voluntários, Comunidade Salesiana e Técnicos para a comemoração deste dia. Como verdadeira Família houve partilha de conhecimento, partilha de experiências de vida, jogos, brincadeiras e muita festa.

Neste dia fez-se SolSal – Solidariedade Salesiana.

Artigos Relacionados