“Imagens de um mundo extinto. O Pe. Alberto De Agostini. O homem, a natureza, a arte, a ciência” em exposição no Museu Casa Dom Bosco

Inaugura hoje no Museu Casa Dom Bosco em Valdocco uma exposição dedicada ao missionário salesiano.

De 24 de outubro a 24 de dezembro de 2023, o Museu Casa Dom Bosco de Turim-Valdocco, recebe a exposição itinerante “Imagens de um mundo extinto. O Pe. Alberto De Agostini. O homem, a natureza, a arte, a ciência”, ao cuidado do Pe. Francesco Motto, sdb, do ISS – Instituto Histórico Salesiano de Roma, e do Prof. Nicola Bottiglieri, da Universidade dos Estudos, de Cassino. A abertura da exposição, hoje, 24 de outubro, terá a participação do Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime.

Na mesma ocasião será lançado o volume «Don Alberto Maria De Agostini, l’ultimo esploratore della “fine de mondo”» (Pe. Alberto Maria De Agostini, o último explorador do “fim do mundo”), Roma: LAS, 2023, de Francesco Motto.

O programa, coordenado pelo promotor do encontro, Prof.  Bottiglieri, terá início às 15h30. Os trabalhos serão abertos pelo Pe. Mike Paz, Coordenador das Visitas do Museu; e, depois da saudação do Prefeito de Pollone (Biella), tomarão da palavra o Prof. Silvano Oni, Docente da Universidade Pontifícia Salesiana (Sede de Turim); Daniela Berta, Diretora do Museu Nacional da Montanha “Duca degli Abruzzi” do ‘Club Alpino Italiano (CAI), de Turim; e Giuliano Maresi, alpinista e instrutor da ‘Scuola di roccia dei “Ragni di Lecco”. Presentes também o curador, Pe. Francisco Motto, e Ana Martín García, Coordenadora Geral do MCDB.

A exposição apresenta a figura do Pe. Alberto Maria De Agostini (Pollone, 2 de novembro de 1883-Turim, 25 de dezembro de 1960), salesiano, sacerdote, missionário, explorador, alpinista, geógrafo, cartógrafo e fotógrafo. Em 2022, o trabalho do Pe. Agostini foi promovido no Congresso Internacional de Estudo a ele dedicado na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma, de 25 a 27 de abril de 2022, comissariado pelo ISS em colaboração com a Comissão Científica Internacional.

A exposição temporária encontra-se em itinerância: primeiro na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (25 de abril de 2022), durante o Congresso Internacional de Estudo dedicado ao Pe. De Agostini; e em Pádua, onde ficou exposta durante o Congresso do CUIA (de 17 a 18 de novembro de 2022) na Universidade de Pádua. Depois do MCDB, estará em exibição na sede da Sociedade Geográfica Italiana de Roma , entre janeiro e fevereiro do próximo ano; e em Lecco, junto aos “Ragni di Lecco”, nos meses de março e abril.

A exposição estará patente no espaço do Museu de 24 de outubro a 24 de dezembro de 2023, coincidindo com a ocorrência do Primeiro Envio missionário salesiano com destino à Argentina e à Patagónia, a 11 de novembro de 1875. O percurso missionário da Animação Missionária Salesiana da edição 2023-2024 terá início a 29 de outubro, e abre a série de iniciativas internacionais de preparação dos 150 anos das Missões Salesianas, que ocorrem em 2025; e encerrará um dia antes do 63.° aniversário da morte do Pe. De Agostini.

Como atividade ligada à exposição será feita a projeção do filme «Terras Magellaniche» (100’ – 1933), do Pe. Alberto Maria De Agostini, na Sala Dom Bosco, de Valdocco, no sábado, 28 de outubro, às 17h00, com entrada gratuita. Mais informações em www.museocasadonbosco.it.

Artigos Relacionados

Reportar Erro

Reportar Erro

Encontrou algum problema? Diga-nos o que aconteceu.