Alunos de Manique participam no World Wide Data Day

Alunos do 12.º Ano dos Salesianos de Manique marcaram presença no evento internacional “Large Hadron Collider – World Wide Data Day”, podendo assim investigar e explorar o mundo da física de partículas.

Nos dias 8 e 10 de novembro, alunos do 12.º ano das turmas A, B, E, F e G1 dos Salesianos de Manique participaram no “LHC World Wide Data Day”, no qual estudantes de todo o mundo puderam analisar dados do Large Hadron Collider, LHC.

LHC-W2D2 é uma atividade projetada pela QuarkNet, destinada a estudantes do ensino secundário de todo o mundo, em que os participantes podem analisar dados do Large Hadron Collider, o maior e mais potente acelerador de partículas do mundo.

Os alunos participantes formaram equipas de dois estudantes para análise de amostras de dados do LHC/ATLAS. Após a análise, e através de uma videoconferência em língua inglesa, as equipas puderam discutir os resultados de experiências, com o apoio de um professor moderador. A iniciativa incluiu ainda uma sessão de perguntas e respostas sobre as experiências analisadas e sobre Física de Partículas. A videoconferência foi realizada com outras escolas internacionais, apoiadas por três moderadores, físicos do LHC, do ATLAS, um físico experimental e um físico teórico em vários locais ao redor do mundo.

Artigos Relacionados