Faleceu Salesiano Padre Gaetano Nicosia

Foi durante quase meio século o responsável pela leprosaria de Coloane, Macau. Faleceu no dia 6 de novembro, aos 102 anos, em Hong Kong, o Pe. Gaetano Nicosia, pioneiro das missões salesianas na China, noticiou L’Osservatore Romano. Foi sepultado no Cemitério de São Miguel em Macau.

O Pe. Nicosia nasceu no dia 3 de abril de 1915, em San Giovanni La Punta, Província de Catânia, Itália. No dia 11 de novembro de 1935, antes mesmo de fazer a primeira profissão salesiana, iniciou a sua missão em Hong Kong e em Macau. Em 1958 chegou a Ka Ho, na ilha de Coloane, Macau, para cuidar de pacientes afetados pelo Morbo de Hansen (lepra). (Ver Boletim Boletim Salesiano n.º 559 Novembro/Dezembro 2016, pág. 22).

Graças ao uso da medicina ocidental e à sua incansável doação, os pacientes começaram a receber cuidados médicos. E a doença, por fim, desapareceu da aldeia isolada. O Pe. Nicosia ajudou também muitíssimos desses doentes a vencer o estigma que os marcava e na sua reintegração na sociedade. Entre as numerosas obras benéficas realizadas, recorda-se também a construção de uma Escola e de um Hospital para deficientes (sempre em Macau). Missionário por mais de 80 anos, dedicado à catequese e todo empenhado em viver o “Da mihi animas” de Dom Bosco, o Pe. Nicosia morreu rodeado por uma dezena de Salesianos e de Filhas de Maria Auxiliadora que rezavam em torno de seu leito, e depois de receber a bênção do Provincial salesiano da China, Pe. Lanfranco Fedrigotti, e do Bispo Emérito de Hong Kong, China, Cardeal Dom Joseph Zen Ze Kiun, sdb.

Fonte: L’Osservatore Romano/ANS

Artigos Relacionados