Capítulo Geral 29

Tema

CG29: "Em conjunto, educaremos sempre melhor"

CG29: “Em conjunto, educaremos sempre melhor”

Entrevista a Jorge Pina, Assistente Educativo dos Salesianos de Lisboa. No Capítulo Geral 29, os leigos foram considerados colaboradores preferenciais em todas as áreas da ação salesiana. Como avalia este desafio? Para mim,...
Viver a nossa vocação salesiana com fidelidade e profeticismo

Viver a nossa vocação salesiana com fidelidade e profeticismo

A minha impressão duradoura da CG29 é que ela respondeu à mensagem que nos foi deixada pelo grupo de jovens que participou na CG28: que nós, salesianos, devemos estar totalmente preparados, prontos e...
Do México a Valdocco, Eu sou um entre tantos

Do México a Valdocco: Eu sou um entre tantos

Durante os últimos meses de fevereiro, março e abril, a Sociedade de São Francisco de Sales celebrou o seu 29.º Capítulo Geral, no qual tive a oportunidade de participar como Delegado da minha...
Capítulo Geral 29: Momento de mudança e renovada valorização dos coadjutores

Um mapa: “Para quem será tudo o que viveste?”

Ecoando o evangelho de Lucas, capítulo 12, versículo 20, que nos interpela de outra maneira sobre o sentido profundo da nossa existência, encorajo-me a perguntar a mim mesmo e a estender essa pergunta...

Experiência do CG29: “Palavras que ressoam”

Em primeiro lugar, partilho três palavras que ressoaram no meu coração após a experiência que vivi nestes últimos meses no CG29. São elas: a vitalidade do carisma salesiano, a transformação pessoal e a...
Cg29

CG29: “Todos somos educadores salesianos, na sala de aulas, no pátio, no escritório, na portaria, nos telefones, na limpeza”

Entrevista a Aldina Cordeiro, Chefe dos Serviços Administrativos dos Salesianos de Lisboa. Pertence à equipa de Coordenação dos Serviços Administrativos dos Salesianos de Lisboa. Acha oportuno os leigos ocuparem lugares de tão grande...

Lições do CG29: “Descobrir o futuro juntos”

Os dois meses passados em Valdocco foram, para mim, um tempo em que se manifestou claramente a ação do Espírito Santo. Durante todo o Capítulo Geral 29, mergulhei numa experiência que aprofundou muito...
Liberdade e unidade: “O movimento do Espírito”

CG29, Liberdade e unidade: “O movimento do Espírito”

O Espírito Santo manifesta-se de formas que transcendem a esfera do puramente místico, tornando-se visível através das ações humanas. Não se trata de milagres espetaculares ou de revelações diretas, mas percebemos a sua...
Urge continuar a investir em espaços de diálogo que fortaleçam esta comunhão

CG29: “Urge continuar a investir em espaços de diálogo que fortaleçam esta comunhão”

Entrevista à docente de Educação Moral e Religiosa Católica dos Salesianos de Lisboa Mónica Henriques sobre o Capítulo Geral 29 para o Boletim Salesiano. É professora nos Salesianos de Lisboa e trabalha na...
Nomeado primeiro Salesiano Coadjutor para dirigir obra salesiana após mudança introduzida pelo CG29

Nomeado primeiro Salesiano Coadjutor para dirigir obra salesiana após mudança introduzida pelo CG29

O Capítulo Geral 29 deste ano introduziu a possibilidade de leigos consagrados, e não apenas sacerdotes, serem nomeados para o cargo de diretor de uma obra salesiana. Na semana passada, foi nomeado o...
1 2 3 6