Caminho de fé: Ano especial da graça

Caminho de fé: Ano especial da graça

Foi uma escolha: uma festa grande de aniversário ou ir a Roma neste Ano Jubilar? A partir desta interrogação a escolha estava feita.

Sozinha (a primeira viagem que fazia), mas no coração levava o marido, filhos, netos, noras, amigos, e partia como peregrina da esperança. Levava também uma vontade de me deixar guiar, passo a passo, por este caminho de fé.

Queria, no meio da multidão, fazer silêncio – um convite de Jesus a uma maior transformação interior, a confiar mais, aumentar a fé e dar-me com alegria aos que me rodeiam.

Antes da partida, quis reconciliar-me para me preparar para este grande Jubileu, ano especial da graça. Cheguei a Roma pela hora de almoço. De tarde fui até à Praça de São Pedro, na Via da Consolação, encontrei milhares de peregrinos de várias nacionalidades, que seguiam a Cruz rezando e cantando cheios de fé dirigindo-se à Porta Santa. No dia seguinte, atravessei a Porta Santa, rezando pelo nosso Papa Francisco e Leão XIV e por todos os que levava no coração, em especial os que mais precisam de se encontrar com Jesus. E como o nosso Deus nos surpreende sempre, tive o privilégio de participar na Missa de Pontificado do Papa Leão XIV.

Senti-me abençoada e em paz.

Na Basílica de Santa Maria Maior, passei com muita emoção pela luminosa campa do Papa Francisco a quem pedi a paz para os povos e luz para o nosso caminhar.

Visitei outras Basílicas e Igrejas, entre elas, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus onde rezei pela Família Salesiana.

As Irmãs Doroteias acolheram-me, como família, em sua casa, o que ajudou a esta vivência espiritual.

Cada dia foi uma oportunidade de gratidão, de encontro, de sentir que não caminhamos sozinhos. Foi um momento inesquecível.

O meu desejo é continuar a peregrinação… assim Deus me ajude.

* Salesiana Cooperadora

Publicado no Boletim Salesiano n.º 610 de julho/agosto de 2025

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados