fbpx

Verão MJS 2020: Convidados a Recriar

Salesianos > Notícias > Verão MJS 2020: Convidados a Recriar

De 20 a 24 de julho realizou-se o Verão MJS 2020, uma atividade “online” que veio colmatar o cancelamento do Acampamento Nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) que, por razões já por todos conhecidas, não se pôde realizar.

O Verão MJS 2020 juntou cerca de 90 participantes ao longo da semana, divididos pelos habituais campos de trabalho para Pré-adolescentes, Adolescentes e Jovens. Diariamente, pelas 12h00 via “Zoom”, foi feita a apresentação do tema do dia. A Criação foi o tema de fundo, a refletir por todos e chave para os desafios oferecidos durante o dia a partilhar em plataformas como o “Tik Tok” e o “Instagram”. À noite os grupos juntavam-se para refletir nas perguntas que tinham sido convidados a pensar durante o dia. Pelas 22h30 juntavam-se novamente no grupo de campo para juntos rezarem e finalizarem com umas atividades mais recreativas.

Não se conseguiu substituir o Acampamento Nacional, mas durante uma semana os participantes viveram a espiritualidade juvenil salesiana. A oração, os jogos, o companheirismo, a alegria e a amizade estiverem sempre presentes.

A Eucaristia final deste evento realizou-se via “Zoom” diretamente da Casa das Salesianas de Setúbal e foi presidida pelo Pe. Álvaro Lago, Delegado Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. “Na prática substituímos uma atividade por outra experiência mas não quisemos perder os objetivos de quando estamos juntos e fazermos festa”, referiu o sacerdote na homília. “Nós somos em pessoa a espiritualidade juvenil salesiana e isso faz-se acontecer em nós”, disse.

O Pe. Álvaro desafiou os participantes a celebrar hoje a Criação, que todos sejam o rosto visível de viverem esta experiência de comunhão com Jesus. «Sou convidado a viver assim, quem olhar para mim tem de se perguntar porque é que essa pessoa é alegre e feliz», concluiu.

Na Eucaristia foi também anunciado que a Irmã Alzira Sousa deixa o cargo de Delegada Nacional da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, dando o seu lugar à Irmã Linda Vieira. Depois de um trabalho muito intenso junto do Conselho MJS, a religiosa agradeceu a todos aqueles que nos últimos anos trabalharam com ela.

Artigos Relacionados