Solenidade de São João Bosco em Arouca e em Lisboa

Em Arouca e em Lisboa a memória de São João Bosco foi evocada com várias ações que envolveram as comunidades.

Faz este ano 40 anos que os Salesianos saíram de Arouca. Mesmo assim o seu espírito e o amor a Dom Bosco continuam presentes na memória e no coração de muitos arouquenses: Família Salesiana de Arouca, Centro Juvenil e Salesianos Cooperadores.

Fotografias: Pedro Fontes

Em dia de eleições, a 30 de janeiro, o Centro Juvenil e a Família Salesiana de Arouca evocaram a memória de S. João Bosco, com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Dom Bosco, no parque municipal da cidade. Na cerimónia, a Presidente da Câmara, Margarida Belém, elogiou a ação do Centro Juvenil Salesiano junto da comunidade arouquense, e o Delegado Nacional da Família Salesiana, Pe. Joaquim Taveira, evocou alguns momentos marcantes da extraordinária vida de D. Bosco.

Seguiu-se a celebração da Eucaristia dominical na igreja do Mosteiro de Arouca e durante a qual foi evocada a memória de S. João Bosco.

Nos Salesianos de Lisboa, várias foram as iniciativas que se foram realizando ao longo do mês para que toda a comunidade educativa guardasse na memória que o mês de janeiro não é só mais um mês a juntar ao calendário. Desde os bons dias diários, aos Encontros com Dom Bosco, passando pelos bons dias semanais na igreja da escola.

O dia 31 de janeiro, Solenidade de Dom Bosco, foi um dia pleno de alegria, mas uma alegria que se vive, e não somente que se anuncia. Desde as Eucaristias em cada ciclo, passando pelos jogos e palestras “zoom”, o dia foi pautado por um contentamento habitado em cada um dos membros da comunidade. Que nos próximos meses, este contentamento vá ganhando espaço em cada um, seguindo o exemplo de Dom Bosco com um olhar de bondade, uma palavra animadora e uma vida e alma alegres.

Leia também  Salesianos de Lisboa sobem ao Campeonato Nacional da I Divisão Masculina de Basquetebol

Artigos Relacionados