Seminário em Fátima: “Primeiro Anúncio e Missões Salesianas”

Seminário reuniu sensivelmente 60 pessoas que lideram a animação missionária de praticamente todas as províncias Europeias e do Médio Oriente. Em Fátima, entre os dias 4 e 11 de março, realizou-se o Seminário de Animação e Formação Missionária de 2018 das Regiões Salesianas da Europa e Médio Oriente.

Entre salesianos, salesianas e leigos, Delegados e Referentes das Missões Salesianas, reuniram-se sensivelmente 60 pessoas que lideram a animação missionária de praticamente todas as províncias Europeias e Médio Oriente. Destaca-se neste momento a presença de alguns salesianos e salesianas vindos da “África, América e Ásia salesiana”, que vivem entre nós este cuidado evangélico da missão Ad gentes. Esteve ainda presente uma equipa de quatro pessoas que se encarregou de toda a logística a cargo dos Salesianos e Salesianas de Portugal.

Numa semana liderada pelos membros do Dicastério das Missões, por parte dos SDB, e do Âmbito das Missões, por parte das FMA, viveram-se momentos intensos de reflexão e aprofundamento da “Missão na Europa”. Com a partilha de muitas e belas experiências missionárias e de várias conferências temáticas sobre as Missões na Europa, os participantes tiveram oportunidade de purificar e iluminar a ação pastoral que temos entre mãos. Nomeadamente a grande preocupação com a perspetiva do “Primeiro Anúncio”.

Ao terem acompanhado os trabalhos os dois Conselheiros Gerais das Missões, o Pe. Guilhermo Basañes e a Irmã Alaide Deretti, foram deixando algumas interpelações, entre as quais: se todos os SDB, FMA e leigos nos sentimos missionários e se consideramos o nosso país como terra de missão? São questões de fundo que nos interpelam e nos sugerem um caminho provincial de aprofundamento na animação missionária em Portugal.

Numa mensagem enviada no final do encontro, os Conselheiros concluíram: «acreditamos que atingimos os objetivos do Seminário. No entanto, este objetivo vai ter continuidade a partir de agora em cada Província. Para tal confiamos que os Salesianos e FMA que participaram no Seminário partilhem esta experiência envolvendo todos no aprofundamento e compreensão do Primeiro Anúncio».

Artigos Relacionados