Salesianos Editora e projeto “Agarrados à Net” promoveram formação “Pais Digitais”

No dia 14 de março, a Salesianos Editora, em parceria com o projeto “Agarrados à Net”, promoveu o webinar “Pais Digitais”. O evento online contou com a presença de mais de meia centena de educadores que quiseram aprender sobre os princípios da parentalidade digital positiva.

O webinar foi conduzido pelos especialistas Tito de Morais e Cristiane Miranda que, de forma descontraída e esclarecida, ajudaram os participantes a, por um lado, ganharem consciência do uso que dão ao seu próprio telemóvel e, por outro, perceber a forma como o cérebro funciona e reage aos estímulos aditivos que as redes sociais e os jogos proporcionam.

Ao longo de 90 minutos, os educadores puderam aprender sobre segurança digital, privacidade na internet, uso consciente das redes sociais e controlo parental. Além disso, foram discutidos os desafios enfrentados pelos pais na era digital e como é possível usar a tecnologia de forma positiva na educação dos filhos.

Os fundadores do projeto “Agarrados à Net” destacaram a importância da comunicação aberta e franca entre pais e filhos, e partilharam orientações sobre o estabelecimento de regras claras no uso das tecnologias em casa. Também foram apresentados recursos e ferramentas de monitorização e proteção dos educandos na internet.

No final, os participantes do webinar elogiaram a iniciativa e destacaram a importância de eventos como este para ajudar os pais a lidar com os desafios da era digital. Muitos afirmaram que saíram do evento com ideias e estratégias para educar os seus filhos, netos ou catequizandos de forma segura e responsável.

Para Graça Borges, catequista, professora e mãe de uma adolescente de 11 anos, este encontro foi fundamental para interiorizar que os miúdos podem estar “agarrados à net, mas seguros no amor e nos valores dos pais”.

Leia também  Fundação Salesianos lança Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano

O webinar “Pais Digitais” é uma das muitas propostas formativas orientadas por Cristiane Miranda e Tito de Morais. No seguimento da edição do livro “Os 50 melhores jogos contra o Cyberbullying” aceitaram colaborar com a editora dos Salesianos em Portugal para divulgar este livro que, através de jogos de grupo, ajuda crianças e jovens a prevenir, detetar e denunciar situações de bullying em ambientes digitais.

Artigos Relacionados