Salesianos do Ruanda promovem campanha publicitária “de sucesso”

Dar poder aos jovens através da instrução e da formação profissional é o objetivo da campanha publicitária “de sucesso” que os Salesianos do Ruanda têm em curso com o apoio da “Don Bosco Tech Africa”.

Os Salesianos do Ruanda, com o financiamento da “Don Bosco Tech Africa”, estão a promover uma campanha de divulgação dos Centros de Formação Profissional salesianos do país.

A promoção arrancou no final do mês de setembro com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a importância da instrução e da formação técnica e profissional da população. Para tal foram usados vários meios de comunicação, nomeadamente a televisão pública Ruanda TV, da Agência de Radiodiusão Nacional do Ruanda, os principais portais de notícias, redes sociais e rádios locais.

A campanha inclui os testemunhos de vários antigos alunos com histórias de sucesso depois de frequentarem as Escolas e Centros de Formação Profissional salesianos. Os depoimentos de jovens que criaram as suas próprias empresas de sucesso ou que garantiram um emprego em empresas de renome “evidenciam os resultados práticos e mensuráveis da instrução recebida nos CFP salesianos”, afirmam os responsáveis das Escolas e Centros de Formação Profissional Salesianos do Ruanda, que preveem “um aumento das matrículas”, graças à campanha publicitária “de sucesso”.

A campanha de divulgação em larga escala fez com que a mensagem da chegasse a um público heterogéneo em todo o país. Os Salesianos preparam-se agora para organizar uma mostra que reunirá os três Centros de Formação Profissional salesianos do Ruanda, com partilha das melhores práticas, workshops e outras atividades relacionadas.

A “Don Bosco Tech Africa” (DBTA) foi lançada em 2014 com o objetivo de capacitar os centros de educação e formação técnica e profissional (TVET na sigla inglesa) salesianos na África Subsaariana, para que possam oferecer formação de qualidade e orientada pela procura aos jovens marginalizados. A DBTA coordena cerca de 113 Centros Dom Bosco TVET espalhados por 34 países da região.

Leia também  Faleceu salesiano Manuel Dionísio Martins

As linhas de ação da “Don Bosco Tech Africa” são o desenvolvimento da qualificação dos recursos humanos, a salvaguarda e a proteção do meio ambiente, o “empoderamento” juvenil, a promoção do trabalho em rede, a implementação dos padrões de qualidade, e a criação de gabinetes de emprego (JSO em inglês), para ajudar os formandos a fazer uma escolha de carreira adequada e informada e a desenvolver um projeto de vida profissional e pessoal, e implementar parcerias e redes de contacto fortes com empresas e outros intervenientes do sector para que a formação ministrada esteja alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Artigos Relacionados