Salesianos de Évora oferecem refeições e ajudas e reabrem bazar solidário

A Comunidade Salesiana de Évora atenta ao momento difícil que as famílias estão a viver, sobretudo as mais vulneráveis, decidiu apoiar a “Pão e Paz – Associação de Solidariedade Social”, Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Évora, na distribuição de 125 refeições semanais. As refeições oferecidas são confecionadas no refeitório do Colégio dos Salesianos de Évora.

Também após mês e meio de encerramento do Bazar Solidário, projeto que une a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e o Serviço SolSal, houve a necessidade de repensar esta resposta que se sentia ser tão necessária para as famílias mais vulneráveis desta área geográfica, cerca de 160 agregados familiares. Devido ao estado de emergência decretado, e atendendo a que o grupo de voluntários é composto por pessoas de uma faixa etária de risco, o serviço foi reaberto no dia 28 de abril com um grupo de voluntários diferente. Animados e dispostos a servir, os “ConBosco.Solidário” são mães e pais de alunos do Colégio Salesiano de Évora.

O Serviço de Atenção à Família do SolSal de Évora continua a fazer a recolha dos excedentes alimentares dos supermercados e a apoiar as famílias já antes inseridas no seu programa alimentar “(PRO)porções Inversas”. Há novas famílias a receberem este apoio sendo neste momento cerca de 90 o número de pessoas que recebe semanalmente ajuda. O SolSal de Évora tem igualmente partilhado cabazes alimentares com vários serviços sociais do concelho: a Unidade Rendimento Social de Inserção da “Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental” de Évora, a “Associação Chão dos Meninos”, centro de acolhimento residencial para crianças e jovens de Évora, o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde e o Seminário Redemptoris Mater.

E, como o bem se multiplica, duas empresas do alto Alentejo, “Pasto Alentejano” e o “Matadouro Regional do Alto Alentejo, SA”, entregaram um donativo de uma tonelada de carne de borrego ao Serviço Social de Évora que com a ajuda do “Talho Nacional” e dos voluntários será transformada nas refeições a doar e em entregas a outras instituições.

Leia também  Roma: Encontro de secretários provinciais

E assim em três frentes diferenciadas desta Comunidade Salesiana estamos a “ser missão” para, com e pelas famílias mais vulneráveis. O momento é complexo para todos, mas há que estar atento, abrir os braços, estender a mão e arregaçar as mangas.

Artigos Relacionados