“Salesian Missions” leva água potável e segura às vilas da região de Bono, no Gana

Quatro vilas da região de Bono, na zona ocidental do Gana, têm agora acesso a água potável e segura graças ao apoio da “Salesian Missions” e dos seus benfeitores.

O projeto “Clean Water Initiative” (Iniciativa Água Limpa) da Procuradoria Missionária Salesiana de New Rochelle, nos Estados Unidos da América, completou vários projetos em todo o mundo através da construção de poços, instalação de sistemas de água, construção de instalações sanitárias, desenvolvimento do abastecimento de água às comunidades rurais, e muito mais. O projeto na região de Bono é um dos últimos concluídos.

A Organização das Nações Unidas estima que, em todo o mundo, 2,2 mil milhões de pessoas vivem sem acesso a água potável, e uma escola primária em cada quatro não tem serviços de saneamento e água. Cerca de 1.000 crianças morrem – todos os dias – de doenças relacionadas com a água e condições de higiene precárias. Segundo os dados da UNICEF, enquanto a economia de Gana continua a crescer, quase 45% da população vive com menos de um dólar por dia, a pobreza rural continua difundida na região seca da savana, e as pequenas empresas agrícolas sofrem pela falta de infraestruturas e equipamentos, ambos necessários para passar de uma agricultura de subsistência a outra mais moderna e comercial, que produziria maiores lucros e evitaria a pobreza.

«A água é essencial para a vida. É por isso que aqui, na “Salesian Missions” fizemos dela uma prioridade, urgindo a que os programas salesianos em todo o mundo prevejam antes de tudo o acesso a água segura e limpa, para garantir a saúde e a segurança daqueles a quem servimos», afirma o Pe. Gus Baek, responsável pela Procuradoria Missionária. Graças aos donativos dos benfeitores, a ONG salesiana, que celebra 75 anos em 2022, já ajudou a fornecer água potável em regiões do Benim, Bolívia, Burkina Faso, Burundi, Camboja, Colômbia, Filipinas, Gana, Índia, Madagáscar, Malawi, Namíbia, Nigéria, Peru, Quénia, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia, Timor-Leste, Togo, Vietnam e Zâmbia.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 591 de março/abril de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados