Roma: Novos Provinciais em formação

O curso de formação de novos Provinciais está a decorrer de 9 a 22 de junho na Casa Geral dos Salesianos de Dom Bosco em Roma.

Vim para este curso de provinciais de recente nomeação já com quase dois anos de experiência de animação e governo da nossa Província, mas mesmo assim tem sido surpreendente, por muitos motivos.
Desde logo pela proveniência diversificada deste pequeno grupo de 11 provinciais: Japão, Coreia, China (Macau, Hong Kong, Taiwan), Indonésia, Índia, Paraguai, México, Ruanda, Itália e Portugal. Somos uma imagem da nossa Congregação, missionária e universal!

Depois o facto de estarmos a fazer vida de comunidade com o Reitor Maior e os membros do Conselho Geral, num ambiente de verdadeira fraternidade e família. D. Ángel Artime é realmente um pai para todos, sempre acessível e atento. O dia a dia é salpicado por vários momentos de comemoração, de oração e retiro, de passeio, de acolhimento de visitas, etc. Na sexta-feira fomos visitar os jardins do Vaticano, as capelas papais e terminámos o passeio com um jantar oferecido pela comunidade salesiana que ali reside, cujo diretor é D. Alberto Lorenzelli, nomeado bispo auxiliar de Santiago do Chile.

Os temas do nosso curso, as apresentações e colóquios, seguem-se a um ritmo elevado, mas dão-nos uma visão integral e muito boa da nossa missão e apoiam o nosso serviço. Somos todos bons alunos!
Dá-me muita alegria encontrar-me com os irmãos da nossa Província, o P. Tarcízio, que regressou esta semana dos EUA, de uma das suas viagens de trabalho, e os jovens Diogo Almeida, Fabrício Lima e João Ensina, que estão “entretidos” com os últimos exames deste ano.

Para terminar este apontamento, guardando outros pormenores para mais tarde, recordo que esta semana coincidiu com a vitória de Portugal na Taça das Nações, o dia de Portugal e a festa de Santo António (de Lisboa)! Como podeis imaginar, estivemos no centro de várias manifestações de carinho e reconhecimento! Deo Gratias! 

Artigos Relacionados