RMG – Coordenação das atividades salesianas contra o Covid-19 em 134 países

Os membros da Família Salesiana trabalham em todo o mundo, com um esforço inigualável, para apoiar aqueles que mais sofrem por causa da pandemia. Como é que uma grande organização, ativa em tantas frentes e em tantos países, administra uma operação tão bem lubrificada e em tão larga escala? Em março de 2020, a Itália e alguns outros países europeus já se encontravam na prensa do Covid-19, blindados e sob inúmeras restrições. Era 25 de março quando 48 pessoas de várias províncias e países de todos os Continentes se encontraram online, em videoconferência, e partilharam informações sobre o que estava acontecendo nos seus países, estabelecendo uma resposta coordenada pela Congregação Salesiana.

No dia seguinte, 26 de março, o Pe. George Menamparampil, coordenador indicado pela Congregação para a gestão das emergências, mandou a sua primeira carta às Inspetorias, anunciando a abertura de um endereço eletrónico específico para toda a correspondência relativa a esta crise: solidarity.covid19@sdb.org. O correio enviado para este endereço único foi entregue a cada membro da Comissão de crise. Por sua vez, o coordenador forneceu imediatamente vários protocolos para o envio de notícias, recolha de dados, informações sobre disponibilidade e pedido de recursos…
Notícias, relatos, fotos, vídeos e dados de todo o tipo começaram a confluir para o escritório do coordenador. Uma Equipe nos Estados Unidos – ‘Shoestring Agency’ – processa os dados e as informações, e prepara um ‘briefing’ que o coordenador remete para todo o Mundo. O coordenador da DB Network (DBN) (Rede Dom Bosco) mantém constantemente atualizado um quadro de recursos. Este mostra em tempo real os recursos pedidos por qualquer estrutura da Família Salesiana em qualquer parte do Mundo, os recursos disponíveis e os já distribuídos. Este quadro garante a absoluta transparência de todos os recursos recolhidos e distribuídos.
Desde a sede, em Roma, o Coordenador da Resposta de Emergência examina todo o material informativo que chega de todo o mundo, seleciona o que considera mais importante conhecer, prepara um pacote diário em quatro línguas e envia-o por e-mail a cerca de 300 pessoas e estruturas da Congregação. Este pacote informativo tem sido enviado todos os dias desde 26 de março até hoje.

Leia também  Uma Resposta Salesiana à Agenda 2030

Desde o início da crise, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, P. Ángel Fernandez Artime, enviou videomensagens a toda a Família Salesiana (FS) para convidá-la a empenhar-se para responder a essa ameaça.
Posteriormente, numerosos outros vídeos foram-se produzindo por diferentes Inspetorias, e postos no YouTube: «Don Bosco Solidarity VS Covid-19».
Um «especial» vídeo internacional foi produzido com a participação de pessoas de cerca de 70 países. O vídeo explica brevemente o trabalho realizado pela Família Salesiana na luta contra o Covid-19: Inglês – Espanhol – Italiano – Português – Francês – Polaco – Coreano.
E, para manter a atenção sobre o tema, são carregadas – diariamente – fotos, vídeos e mensagens curtas na página do Facebook: “Don Bosco Solidarity Vs Covid-19”.

Artigos Relacionados